CONFIRA

Adeus do documento físico: Lei do CONTRAN em vigor garante substituto da CNH a motoristas em 5 passos online


Lei em vigor garante substituto da CNH a motoristas em 5 passos (Foto: Reprodução/ Internet)

Você já pode dar adeus a sua CNH física e começar a usar a nova substituta

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento mais importante para os motoristas brasileiros. Sem ela, a pessoa que estiver dirigindo e for pega, deverá pagar uma multa no valor superior a 800 reais. Dessa forma, para facilitar a vida de muita gente que pode acabar esquecendo de pegar a carteira, uma nova Lei do Contran garante o substituto do documento. A seguir, você verá quem é esse que entra em cena para ajudar os motoristas.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Estamos falando sobre a CNH Digital. Vale dizer que, ela está implementada no Brasil desde 2017, e representa uma inovação grandiosa na forma como os motoristas portam e utilizam a CNH. Sua funcionalidade se dá por meio do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”. Sendo assim, essa tecnologia dispensa ao motorista a necessidade da versão física da carteira, possibilitando acesso completo ao documento com qualquer celular.

Dessa forma, como já dissemos anteriormente, caso você esqueça seu documento físico em casa, tendo a CNH Digital, você não enfrentará nenhum problema. Já que a documentação é oficial, e seu login é feito mediante seu cadastro no sistema do Governo Federal. Essa tecnologia é totalmente válida caso seja parado pela polícia. Além disso, o aplicativo oferece diversas funcionalidades, como dados dos veículos, verificar infrações e transferir multas.

CNH nas mãos de motorista (Foto: Reprodução/ Internet)
CNH nas mãos de motorista (Foto: Reprodução/ Internet)

Confira quais são os 5 passos online para ter acesso a CNH Digital:

Vale dizer que emitir a CNH Digital é um processo bastante simples que requer que você baixe o aplicativo oficial e faça um cadastro inicial utilizando o sistema de Login Único do Governo Federal. Além disso, inclui a leitura do QR Code na carteira física e a confirmação de dados pessoais como o CEP, assegurando a autenticidade e a segurança da operação. Confira a seguir o passo a passo:

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


  1. Baixe o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no seu celular.
  2. Realize o cadastro ou login utilizando a plataforma do Gov BR.
  3. Escaneie o QR Code presente na sua CNH física para validar o documento.
  4. Confirme seu endereço e outros dados cadastrais necessários.
  5. Acesse sua CNH digital diretamente no aplicativo sempre que precisar.
Aplicativo onde é possível baixar a CNH digital (Reprodução: Internet)
Aplicativo onde é possível baixar a CNH digital (Reprodução: Internet)

A Lei

A Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) n° 886, de 13 de dezembro de 2021, é quem traz as regras que regulamentam as especificações, a produção e a expedição da CNH. Deixando claro que o motorista pode tanto usar o documento físico como o digital, ficando a critério do condutor.

Veja também

CNH digital facilita a vida dos motoristas (Reprodução: Internet)
CNH digital facilita a vida dos motoristas (Reprodução: Internet)

Quanto custa para tirar a Carteira Nacional de Habilitação em 2024?

De acordo com informações do portal ‘BM&C News’, o valor total para a obtenção da CNH B em 2024 pode variar entre R$ 1.800 e R$ 2.600, dependendo da cidade. Por isso, é importante fazer sempre uma pesquisa e escolher a autoescola que ofereça as melhores condições para o seu bolso.

🚨 Davi assume uso de dinheiro doado ao RS + Globo crava desfecho do campeão + Dona Déa é DETONADA         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.