SÓ FELICIDADE!
É lei: Reajuste na aposentadoria é confirmado e cai como presente no bolso dos brasileiros
08/10/2023 às 16h23
Anúncio sobre reajuste no INSS faz a alegria dos aposentados e pensionistas; Confira detalhes sobre a decisão
Na última quarta-feira, dia 4, o Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma importante decisão que afetará a renda dos aposentados e pensionistas. Um novo reajuste do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi confirmado, fazendo a alegria dos segurados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão do STF sobre o reajuste do INSS é direcionada aos servidores públicos que adquiriram a aposentadoria antes de 2008. Porém os valores serão corrigidos pelo mesmo índice aplicado no Regime Geral da Previdência Social (RGPS).
Embora a Constituição previsse a paridade entre servidores ativos e inativos, regra extinta com a Reforma da Previdência de 2003, a decisão atual foi tomada por unanimidade. Agora, é preciso aguardar pela atualização do documento para que o reajuste do instituto passe a vigorar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Pronatec, o reajuste do INSS é válido somente para o intervalo entre o fim do instituto da paridade e da lei que estabeleceu os índices de ajuste. Além disso, na oportunidade, o relator do processo, Dias Toffoli, deixou de lado o argumento de que as correções não poderiam ser feitas antes da vigência da lei de 2008.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelos pagamentos de milhões de aposentados e pensionistas brasileiros. Porém, benefícios do INSS são todos os pagamentos feitos pela Previdência Social a um brasileiro, seja ele aposentado, pensionista ou ainda trabalhador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Podem ser chamados de benefícios do INSS:
- Aposentadorias;
- Pensões;
- Auxílios;
- Benefícios Assistenciais;
- Benefícios Acidentários;
- Salário-Maternidade.
Quem tem direito aos benefícios do INSS?
Por fim, todos os trabalhadores brasileiros que contribuem ou contribuíram com a Previdência Social têm direito aos benefícios previdenciários.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tchau, R$1412: Nova lei de Lula ao INSS arma corte vital a idosos 60+ e 800M são avisados
● Saque de R$4172: 4 liberações do Bolsa Família em 2024 salvam beneficiários
● “Aprovou”: Renata Vasconcellos confirma novo decreto do Banco Central que atinge em cheio as poupanças
Portanto, aqueles que ainda estão trabalhando e sofreram um acidente ou estão com uma doença que os afaste mais de 15 dias do ambiente laboral têm direito ao benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Wellington Silva
Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu