Adeus, 8h de trabalho por dia: Nova lei trabalhista anunciada chega para salvar CLTs com 40h por semana

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

11/12/2024 9h10

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Carteira de trabalho e trabalhadores (Fotos: Canva)

Novo projeto de lei trabalhista analisa a redução do trabalho CLT

Nesta quarta-feira, 11, iremos mostrar todos os detalhes sobre um novo projeto de lei trabalhista, que poderá salvar o trabalhador CLT devido a nova jornada de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, a proposta prevê a redução da jornada de trabalho que, caso aprovada, terá 40 horas semanais.

Atualmente, o trabalhador CLT possuí a exigência de carga horária de, no máximo, 44 horas semanais e oito horas diárias, segundo Constituição da República.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, um novo projeto de lei trabalhista poderá mudar a carga horário de inúmeros trabalhadores.

Discussões sobre mudanças

Desde o ano de 2023, as discussões sobre a redução da jornada de trabalho iniciaram no Brasil e em outros países, que já adotaram novam medidas na legislação.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

No Brasil, o tema é discutido desde 1995, quando o senador Paulo Paim (PT-RS) e o então deputado federal, Inácio Arruda, apresentaram sua primeira proposta sobre o tema (PEC 231/1995).

Porém, apenas em 2023 o projeto de lei passou a ser visto como uma. possibilidade de aprovação no Legislativo, segundo informações do portal Senado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Volta do tema

Em dezembro de 2023, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou o projeto que inclui na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT — Decreto-Lei 5.452, de 1943).

De acordo com informações do portal Senado, o projeto visa a redução da hora trabalhada diária ou semanal sem afetar na remuneração do trabalhador CLT.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, afinal, qual é o projeto?

O projeto prevê o regime de tempo parcial de 30 horas semanais, a redução seria de 14 horas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, o texto possibilita a negociação da redução da jornada até 30 horas, desde que seja acordado entre empregador, sindicato e empregado e sem redução salarial.

Porém, o novo projeto de lei trabalhista não contempla contratações por tempo parcial, pois o limite já é de 30 horas semanais.

Agora, a proposta seguirá para a Câmara dos Deputados, exceto se no mínimo nove senadores apresentarem recurso para análise no Plenário do Senado.

“Esse é um importante projeto que vai fortalecer a relação empregado e empregador. Precisamos ter uma correlação justa nesta relação para estarmos de portas abertas a investidores e lhes garantir segurança jurídica. É um projeto de suma importância para o país”, disse o senador Weverton quando a matéria foi aprovada na CAS.

Ilustração trabalhador CLT (Foto: Reprodução / Canva)
Ilustração trabalhador CLT (Foto: Reprodução / Canva)

Mais mudanças

Além disso, o senador Paulo Paim também apresentou um texto para discutir a duração de trabalho normal, que não será superior a 8 horas diárias e 36 horas semanas.

De acordo com a iniciativa, a jornada de trabalho não poderá ser superior a 40 horas semanais, diminuindo gradativa e anualmente em uma hora por ano até o limite de 36 horas.

“Hoje, a jornada de trabalho no Brasil é 44 horas semanais, oito horas diárias. A jornada de trabalho para 40 horas semanais é possível. Para, em seguida, gradativamente decrescermos até o limite de 36 horas semanais, com turnos de seis horas para todos. Importante destacar: sem prejuízo nenhum para sequer o empregador e muito menos para o empregado”, disse o Senador.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Carteira de trabalho e homem assinando documento (Foto: Reprodução / Freepik)

Considerações finais

Em suma, um novo projeto de lei trabalhista visa a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais. A proposta ainda deverá ser analisada pelo Senado.

Veja mais informações sobre leis trabalhistas clicando aqui.

O que a CLT garante ao trabalhador?

Por fim, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é um conjunto de leis que regulamenta as relações trabalhistas no Brasil.

De acordo com o portal do Senado, o CLT garante direitos, como ornada diária máxima de oito horas, férias, pagamento de hora extra, licença-maternidade e paternidade, 13º salário e mais.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Carteira de trabalho (Foto: Reprodução / Freepik)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.