Mudança

Lei trabalhista em vigor em 2025 chega com fim de uma era de rival da Uber em país: “Decidiu”

10/04/2025 às 11h10

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Rival da Uber tem fim de uma era em país (Reprodução: Montagem TV Foco)

Uma lei trabalhista em vigor no país deu fim de uma era a rival da Uber surpreendendo todos os usuários

Uma empresa teve o fim de uma era decretado na Espanha, após uma lei trabalhista entrar em vigor, surpreendendo a rival da Uber.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela precisa seguir todas as regulamentações para que não tenha mais problemas com a justiça por conta de irregularidades.

O time do TV Foco especializado em Serviços, a partir de informações do portal ‘BDF’, traz à tona uma lei trabalhista em vigor na Espanha.

Trata-se da empresa Glovo, concorrentes do iFood e Uber Eats, que não pode mais contratar funcionários sem que não tenham um salário previsto.

A história da Glovo

  • A Glovo surgiu em 2014, na cidade de Barcelona;
  • Se tornou uma das principais empresas de delivery na Espanha;
  • A Glovo atende a várias cidades, incluindo Barcelona, Madrid e Valencia;
  • Ela conta com muita variedade, desde fast food até restaurantes mais sofisticados.

Obrigatoriedade para Glovo na Espanha

De acordo com o portal ‘BDF’, a plataforma de entrega Glovo anunciou que seus entregadores passaram a ser assalariados na Espanha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto a lei trabalhista deu fim a uma era onde os seus funcionários não tinham um salário definido pela emrpesa.

Mas isso se deu após a uma multa que a empresa recebeu por não cumprir a legislação trabalhista ao usar trabalhadores independentes para realizar suas entregas.

“A direção da Glovo decidiu mudar de um modelo ‘freelancer’ para um modelo baseado no emprego para seus entregadores na Espanha, para evitar mais incertezas legais”, disse a empresa.

Glovo novos direitos trabalhistas na Espanha (Foto: Internet)

Multas milionárias

Ainda segundo o site, a Glovo, mesmo após a adoção da legislação na Espanha, manteve o contrato autônomo de seus empregados.

Assim, essa decisão resultou na aplicação de multas pelo Ministério do Trabalho da Espanha, que totalizaram mais de R$1 bilhão.

“Finalmente a empresa vai regularizar seus empregados e cumprir com suas obrigações”, comemorou a ministra do Trabalho, Yolanda Díaz.

Por fim, a Glovo enviou uma mensagem para todos os seus funcionários notificando a mudança de regime, para estar dentro de todas as regulamentações.

Glovo anunciou as mudanças aos entregadores (Reprodução: Internet)
Glovo anunciou as mudanças aos entregadores (Reprodução: Internet)

Conclusões finais

A legislação trabalhista na Espanha aplicou multas na Glovo por conta de contratar entregadores de maneira aurônoma.

Assim, mudaram seu regime e agora todos possuem um salário mínimo determinado por lei, um alívio aos funcionários.

Veja mais matérias sobre leis trabalhistas

Thumbnail Video Youtube

Tem Glovo no Brasil?

A Glovo atuava no Brasil, mas por conta de não cumprir algumas legislações encerrou as atividades por aqui em 3 de março de 2019.

Funcionários
Glovo
lei trabalhista
Uber

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.