Além das férias: Lei trabalhista em vigor em 2024 traz 7 dias consecutivos de folga sem desconto no salário

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

26/12/2024 12h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Trabalhadores CLT, empresa e carteira de trabalho (Fotos: Reproduções / Canva)

Lei trabalhista garante sete dias de folga para o trabalhador CLT

De fato, as leis trabalhistas são um conjunto de regulamentos e normas que buscam estabelecer direitos e deveres das empresas e dos trabalhadores CLTs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira, 26, iremos mostrar uma lei trabalhista, que está em vigor em 2024 e garante sete dias consecutivos de folga sem desconto no salário.

Mas, afinal, qual é a lei?

Estamos falando da licença-paternidade. A lei trabalhista garante o descanso de sete dias consecutivos aos trabalhadores CLTs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do portal Pontotel, a licença-paternidade permite que o pai se ausente do trabalho por pelo menos uma semana e sem descontos no salário após o nascimento do filho.

A lei trabalhista está prevista no art. 473 da CLT, inciso 3.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Pai segurando bebê (Foto: Canva)
Pai segurando bebê (Foto: Canva)

Licença maternidade

Além disso, a lei trabalhista também garante à licença-maternidade, que dá direito a 120 dias de folgas sem o desconto no salário a mãe.

Porém, nesse caso, a mãe pode escolher tirar alguns dos dias antes da realização do parto ou não.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do portal Pontotel, o prazo começa a ser contado 28 dias antes dela dar à luz ou a partir do momento que tem alta do hospital.

Mulher segurando bebê (Foto: Canva)
Mulher segurando bebê (Foto: Canva)

Adoção

No caso de adoção, o prazo de 120 dias começa a partir do momento em que a criança adotada chega na casa da sua família, segundo o art. 392 da CLT.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Art. 392. A empregada gestante tem direito à licença-maternidade de 120 (cento e vinte) dias, sem prejuízo do emprego e do salário”, diz a lei.

Considerações finais

Em resumo, a lei CLT garante que o trabalhador tenha o descanso de sete dias sem desconto no salário devido ao nascimento de seu filho. O caso também vale para adoção. Já as mães possuem 120 dias de resseco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja mais informações sobre as leis trabalhistas clicando aqui.

O que a CLT garante ao trabalhador?

A Consolidação das Leis do Trabalho regulamenta as relações trabalhistas no Brasil.

De acordo com o portal do Senado, o CLT garante direitos, como jornada diária máxima de oito horas, férias, pagamento de hora extra, licença-maternidade e paternidade, 13º salário e mais.

Ilustração trabalhadora CLT (Foto: Canva)
Ilustração trabalhadora CLT (Foto: Canva)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.