ALERTA!
Leite com formol e PRISÃO: O decreto urgente da ANVISA contra 2 marcas arrancadas das prateleiras
06/08/2024 às 13h03
Duas marcas de leite muito famosas tiveram sua comercialização barrada após caso envolvendo a contaminação da bebida com formol. A situação levou a prisão de um envolvido. Confira todos os detalhes a seguir
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem dentre os seus principais objetivos promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária. Sendo assim, nesta terça-feira (06) falaremos sobre um decreto do órgão contra 2 marcas de leite devido à contaminação com formol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 14 de março de 2014, uma operação da Anvisa em São Paulo e no Paraná identificou a presença de formol em duas marcas muito famosas de leite. Além disso, segundo investigação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, a empresa detentora das marcas na época, a LBR Lácteos, chegou a retirar os produtos das prateleiras, no entanto, negou a irregularidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As marcas de leite em questão foram a Parmalat e a Líder. Segundo as informações divulgadas pelo ‘G1’, a companhia recebeu alegações da suspeita de contaminação do lote de um dos fornecedores pelo Ministério da Agricultura. Assim, no instante que ficou ciente da possível problemática, as embalagens acabaram sendo recolhidas como ‘medida preventiva’.
Segundo o Ministério da Justiça, 300 mil litros de leite adulterados com formol foram enviados a Guaratinguetá, em São Paulo, e Lobato, no Paraná, e colocados à venda. As investigações, inclusive, levaram a prisão de um proprietário de um posto de resfriamento em Condor. O MP ainda enfatizou que, transportadores realizavam a troca de leite de um caminhão para outro, sem qualquer condição de higiene.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● ANVISA baixa nova lei severa dos cosméticos e ordem na Boticário, Natura e+
● Marca de leite famosa proibida traz alerta para retirada na sua casa
● Morte: Tralli paralisa Globo com proibição da ANVISA contra produto nº1 de mulheres
No dia 18 de março de 2023, a Secretaria de Saúde (Sesa) do Paraná suspendeu a venda dos lotes:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- “Lob 04 D 06:00”, fabricado em 13/02/2014; e
- “Lob 18 C 04:01”, fabricado em 14/02/2014.
Confira a seguir a nota publicada pela LBR na época:
“A LBR Lácteos Brasil S/A, em relação às notícias divulgadas pela imprensa sobre a fraude do leite no Estado do Rio Grande do Sul informa que:
1) O leite cru utilizado para a fabricação de leite UHT das marcas Parmalat e Líder foi submetido a testes pela LBR e analisado por laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura (MAPA). Todas as 13 análises realizadas, incluindo testes do MAPA, apresentaram resultado NEGATIVO para a presença de formaldeído, não oferecendo, portanto, qualquer risco à saúde e sendo considerados próprios para o consumo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2) Em 25/02/2014, a LBR foi comunicada pelo Ministério da Agricultura sobre a possível contaminação de lote de leite cru adquirido de fornecedor no Rio Grande do Sul, em 10/02/2014. Feita a rastreabilidade do produto, a empresa prontamente providenciou, em carácter preventivo, o recolhimento desses lotes junto a seus clientes.
3) Dado o compromisso da empresa com a qualidade dos seus produtos e o respeito aos consumidores, esclarecemos que os clientes que porventura ainda detiverem os produtos identificados abaixo pela data e pelo lote de fabricação, poderão entrar em contato com nosso Serviço de Atendimento aos Consumidores – SAC, pelo telefone 0800 011 2222 ou pelo e-mail [email protected], para esclarecimento ou solicitação de troca ou devolução de produtos, sem qualquer ônus.
- Leite UHT integral marca Parmalat – Produzido em Guaratinguetá/SP entre 22h00 de 13/02/2014 e 06h45 de 14/02/2014, comercializado no Estado de São Paulo.
- Leite UHT integral marca Líder – Produzido em Lobato/PR entre às 05h05 e 07h43 de 13/02/2014, e de 00h00 até 05h25 de 14/03/2014, comercializado no Estado do Paraná.
4) Finalmente, a LBR ressalta seu compromisso com a qualidade de seus produtos e reitera que possui os mais rigorosos padrões de segurança alimentar. Além da análise em 100% da matéria-prima recebida, a empresa realiza análise de todos os lotes de produtos acabados, assegurando que seus consumidores tenham à sua disposição produtos seguros e de altíssima qualidade”, finalizou.
Situação atual das marcas
Conforma apurações feitas pelo TV Foco, foi identificado que tanto a marca Líder, como a Parmalat, atualmente, estão sendo comercializadas normalmente nos mercado, no entanto, não pertencem mais a LBR. É importante destacar que a situação anterior aconteceu de forma pontual, sendo devidamente resolvida após a proibição da Anvisa devido ao problema com o formol.
Vale dizer que, tanto a Parmalat como a Líder são referência de qualidade e seus produtos são bastante requisitados entre os consumidores brasileiros. Evidenciando que as marcas prezam pela qualidade e seguranças de seus produtos, e novamente enfatizando que a situação anteriormente citada ocorreu de forma pontual.
O que a Anvisa fiscaliza?
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto, ou serviço.
🚨 Deolane solta e mãe segue pr3sa + Gusttavo Lima destrói a Globo + Record arma rasteira no SBT
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.