AGORA

Melhor notícia confirmada nesta quarta-feira (17): Liberação do INSS para aposentadoria aos 55 anos


Aposentadoria pode ser antecipada para algumas pessoas (Foto: Agência Brasil)

Lista de contribuintes já pode fazer solicitação do benefício antes do previsto

Uma informação importante aos trabalhadores que estão perto da idade da aposentadoria, nesta quarta-feira, dia 17. Para alguns homens e mulheres, é possível que a liberação do salário pelo INSS aconteça antes do imaginado.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

A instituição é a responsável pela distribuição dos benefícios previdenciários. Este ano, o número de pessoas recebendo os pagamentos já passa de 26,28 milhões e, desde janeiro, o mínimo passou a ser de R$ 1.412 para todos os auxiliados.

INSS
Salário mínimo de R$ 1.412 também é válido para aposentadorias e outros benefícios do INSS (Foto: Agência Brasil)

Para ter uma velhice mais tranquila, o momento da liberação da aposentadoria é um dos mais esperados pelos profissionais de carteira assinada que já estão avançando na idade. Por isso, é preciso ficar atento e ter toda a documentação em mãos para fazer o pedido.

Na atual regra geral, a Previdência Social exige que mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos e, pelo menos, 15 anos de contribuição. Já para homens, são 65 anos de idade e 20 de contribuição. Mas, existem algumas ressalvas que podem garantir o adiantamento!

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


INSS
O INSS é a instituição pública responsável pelo pagamento da aposentadoria e outros benefícios previdenciários (Foto: Agência Brasil)

Quem tem direito à antecipação da aposentadoria no INSS?

O benefício antecipado pode ser liberado ao trabalhador que comprove o mínimo de 15 anos de contribuição, exclusivamente na condição de deficiente. Para homens, é a partir dos 60, enquanto às mulheres é de 55, com carência de 180 meses contribuintes.

Veja também

Existem, claro, algumas regras importantes. “É considerada pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais impossibilita sua participação plena e efetiva na sociedade”, justifica a instituição.

🚨 Irmã expõe faturamento de Davi + Fiuk assume relação gay + Silvio Santos divide herança e valores chocam         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br