EITA

Antecipação do 2° abono de 2024 e liberação TOTAL do FGTS: 2 leis armadas para salvar o bolso de milhares

16/06/2024 às 20h49

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Lei e FGTS - Foto: Montagem

Liberação do FGTS e mais novidades foram confirmadas aos trabalhadores brasileiros

Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que todos os trabalhadores brasileiros possuem uma série de direitos. Nessa matéria, por exemplo, falaremos justamente sobre 2 leis armadas para salvar o bolso de milhares, como a antecipação de abono e liberação do FGTS.

Em 2020, o Projeto de Lei 3718/20 criou o saque por interesse, uma nova sistemática de movimentação da conta do trabalhador no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Pela proposta, o titular poderia sacar a qualquer momento até um salário mínimo da sua conta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Graças a lei armada, FGTS pode chegar com duas vitórias (Foto: Divulgação)
Lei e FGTS (Foto: Divulgação)

Na ocasião, segundo o portal da Câmara, o texto também altera o saque-aniversário, permitindo que o trabalhador retire até 90% do saldo na conta do FGTS no mês do seu aniversário. A proposta que altera a lei do FGTS foi de autoria do deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA).

Além disso, segundo informações do portal Jornal Contabil, o Tribunal de Contas da União (TCU) está analisando uma proposta que pode beneficiar mais de 24 milhões de trabalhadores brasileiros. A medida em questão envolve modificar as regras de pagamento do PIS/PASEP.

Continua após o Veja Também

Veja também

PIS/PASEP com pagamento a partir do dia 17 de junho (Reprodução: Internet)
PIS/PASEP (Reprodução: Internet)

A ideia é antecipar o acerto para apenas um ano após o direito ser adquirido. Essa proposta tem sido bem recebida pela população, que vê nela uma oportunidade de restabelecer o fluxo financeiro regular e reduzir o impacto negativo causado pelo atraso nos pagamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora a proposta seja amplamente apoiada pela população, ela enfrenta resistência por parte do governo federal. A principal preocupação está relacionada ao impacto financeiro significativo que a antecipação dos pagamentos representaria para os cofres públicos.

PIS e PASEP estão com mais de meio bilhão de saque liberados (Reprodução: Internet)
PIS e PASEP estão com mais de meio bilhão de saque liberados (Reprodução: Internet)

Qual a diferença entre o PIS e PASEP?

O Programa de Integração Social (PIS) é pago aos trabalhadores da modalidade privada e tem a Caixa como responsável pelo pagamento, calendário e todas as regras que definem o programa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já o PASEP, também conhecido como Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, é de responsabilidade do Banco do Brasil e é pago aos trabalhadores do setor público.

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

FGTS
Kelly Araújo

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.