“Ligado na TV”: Record precisa colocar em prática seu novo slogan para superar termo “Recópia”
21/02/2015 às 21h11
É muito nítido e perceptível para todos os telespectadores mais atentos que a TV, muitas vezes, apropria-se da característica “copiadora” em virtude dos mais variados motivos. Neste mesmo sentido, Chacrinha já dizia que “na TV nada se cria, tudo se copia”. No entanto, acredito que o novo sempre surge de algum lugar.
Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram
Aqui no Brasil, a Record é a emissora mais taxada de “copiadora”. Telespectadores, imprensa, e principalmente os fanáticos das emissoras concorrentes estão constantemente caracterizando o canal da Barra Funda dessa forma. Chegam a dizer que a Record é uma “máquina de xerox” e deve ser chamada de “Recópia”.
É claro que todas as emissoras, uma vez ou outra, usam desse artifício, copiando ou, no mínimo, se inspirando em produtos alheios. Mas é bem evidente que umas usam desse artifício com mais frequência do que outras.
EDIÇÃO ANTERIOR: “Tá no Ar” surpreende por ser da Globo
Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp
De fato, a Record pena por tentar, de uns anos para cá, se tornar a emissora número um do país se baseando pela programação da emissora líder. Tal afirmação é comprovada por alguns exemplos: títulos de programas e pacotes gráfico-visuais muito semelhantes aos da Globo, contratação de profissionais globais (sobretudo atores), tendências ditadas pelos telejornais da Globo (redação ao fundo), entre muitos outros exemplos.
Veja também
De protagonista gay a morte por infarto: A Grande Família tem desfecho implacável e perda de 2 estrelas
Luto, 53kg a menos e luta pra sobreviver: Elenco de Senhora do Destino tem desfecho cruel com morte de 7 astros
Irreconhecíveis e fatalidade com ator aos 42: Elenco de Eu a Patroa e as Crianças, têm desfecho com 3 mortes
Segundo informações, a Record estreará no próximo dia 1º de março, domingo, seu novo slogan: “Record: uma TV aberta para o novo”. Foi, sem dúvidas, a melhor escolha, por tamanha pertinência do slogan.
Diante do exposto, só ressalto o título deste texto: a Record precisa colocar em prática seu novo slogan para superar o termo “Recópia”. Afinal de contas, a emissora, que em sua história recente sempre esteve “a caminho da liderança”, não conseguirá chegar a tal feito ou perto disso se continuar sendo guiada por esse artifício mal visto e que arranha a sua credibilidade. Além disso, o ditado que fica é que “a cópia é sempre mais fraca”.
Então, Record, para o seu bem e, consequentemente, para o bem de seu telespectador, coloca o novo e pertinente slogan em prática, invista no novo, crie sua identidade!
Twitter: @JuniorDanyllo
Contato: danyllojunior@hotmail.com
As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV FOCO e são de total responsabilidade de seu idealizador.
🚨 Luto! Detalhes assustadores da morte de Nahim + Davi é flagrado + Tati Machado fora da Globo?
NOS SIGA NO INSTAGRAM
TV FOCO
📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.
@tvfocooficial
SEGUIR AGORA
Autor(a):
Danyllo Junior
Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: danyllo@otvfoco.com.br)