Colunas Destaque Globo Ligado na TV Verdades Secretas

Ligado na TV | ‘Verdades Secretas’ termina como melhor novela do ano da Globo

Grazi Massafera se consagrou em Verdades Secretas (Foto: Reprodução/ Globo)
Grazi se consagrou em Verdades Secretas com a personagem Larissa (Foto: Reprodução/ Globo)

Chega ao fim na noite desta sexta-feira (25) a novela das 23h da Globo, Verdades Secretas. Com o capricho no enredo, direção e atuações, a trama de Walcyr Carrasco termina com o título de melhor novela do ano da emissora dos Marinhos.

Com Verdades, Walcyr comprova que é um dos novelistas mais ecléticos da televisão brasileira. O autor não fica preso a um estilo, muito menos a um horário. Tem marcas registradas – e de sucesso – em sua carreira como suas novelas de época às 18h e tramas cômicas no horário das 19h.

Além disso, o autor já havia conquistado o público das 23h com a adaptação do clássico de Jorge Amado, Gabriela, em 2012. Depois de muitos sucessos, estreou no horário nobre da emissora e mobilizou o país com Amor à Vida, 2013/2014.

O título de melhor novela para Verdades Secretas é merecido. As polêmicas e críticas negativas em torno dos temas como sexo, drogas, prostituição de luxo e adultério não se sustentam, haja vista que foram tratados de forma contundente e sem banalidade em uma história ágil, enxuta e bem escrita, a qual fisgou um público fiel.

Trama de Angel e Alex chega ao fim e deixa saudades (Foto: Divulgação/ Globo)
Trama de Angel e Alex chega ao fim e deixa saudades (Foto: Divulgação/ Globo)

O país parou para discutir tais temas, sobretudo o famoso book rosa. Além da Globo, emissoras concorrentes e a imprensa em geral levantou a discussão, que serviu de alerta para muitos pais e  jovens. Ressaltando que em nenhum momento a novela generalizou ou diminuiu a categoria profissional dos modelos.

Merece muitos aplausos a direção impecável e ousada da trama, que teve direção geral de Mauro Mendonça Filho. Com o mundo da moda como pano de fundo, a equipe de cenografia, fotografia, cenotécnica, figurino, efeitos visuais e sonoplastia tinham em mãos grandes recursos para serem trabalhados, e assim o fizeram, com maestria.

Para finalizar, vale salientar a qualidade do elenco e as excelentes atuações. Aqui destaco Camila Queiroz como Angel, Drica Moraes como Carolina, Marieta Severo como Fanny, Agatha Moreira como Giovanna e Rainer Cadete como Visky.

Por último, ainda no quesito atuações, o maior destaque fica por conta de Grazi Massafera, vivendo a modelo Larissa, que se tornou uma viciada em drogas. Não é exagero afirmar que a atriz foi consagrada nesta novela. O resultado final surpreendeu o público e a própria atriz, que não acreditava que poderia dar conta do recado.

Verdades Secretas apostou em temas mais polêmicos do que os abordados pela crucificada Babilônia. Mas ao contrário desta última, a primeira, apesar de provocar à primeira vista, soube dialogar com o público de casa, e conquistou grande parte da fatia de telespectadores taxados como “família tradicional brasileira”.

Afinal, como declarou o diretor da trama, os caretas adoram um pecado…

Abaixo a hipocrisia!

Críticas, elogios e/ou sugestões?

Twitter@JuniorDanyllo

E-maildanyllo@otvfoco.com.br

As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV Foco e são de total responsabilidade de seu idealizador.

Ligado na TV - Danyllo Junior

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Danyllo Junior

Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: danyllo@otvfoco.com.br)