Celebridades TV Foco

Lília Cabral cresce na televisão, impressiona como brilhante atriz e marca gerações com grandioso talento

Conheça mais sobre a grandiosa carreira de Lília Cabral (Foto: Montagem TV Foco)
Conheça mais sobre a grandiosa carreira de Lília Cabral (Foto: Montagem TV Foco)

A atriz é um dos nomes mais conhecidos e respeitados de toda a teledramaturgia brasileira, iniciou sua carreira a mais de três décadas e ainda brilha como uma grande artista

Lília Cabral voltou a ganhar destaque no horário nobre da emissora de Roberto Marinho com a reprise de ‘Fina Estampa’, que está sendo exibida no horário nobre e sendo novamente um grande sucesso, mostrando que a escolha foi certeira, em época de pandemia.

Apesar disso, a carreira da atriz vai muito além do folhetim, ela já fez mais de impressionantes 50 obras em sua carreira na televisão brasileira, além de inúmeros filmes que participou, prêmios que recebeu e até mesmo um livro que lançou, referente a uma biografia de sua vida.

Pensando nisso, nós do TV Foco resolvemos enaltecer essa grande diva da televisão brasileira, que diariamente nos faz sentir diferentes emoções enquanto interpreta a temida Griselda.

A morena no início de sua carreira (Foto: reprodução)
A morena no início de sua carreira (Foto: reprodução)

Carreira na televisão

Formada pela Escola de Arte Dramática, da Universidade de São Paulo (USP), na turma de 1978, a atriz iniciou sua carreira ainda no teatro, quando encenou em ‘Feliz Ano Velho’. Anos mais tarde veio sua grande estreia na televisão, pela Band, quando atuou na telenovela ‘Os Adolescentes’.

Luiz Bacci ganha destaque na infância, explode com talento e se consolida na TV como grande apresentador

Lília Cabral teve uma efêmera passagem na emissora, participou de mais duas novelas ali e em seguida, alguns anos após sua primeira aparição na televisão, já se transferiu para a Rede Globo, estreando na nova casa ao atuar em ‘Corpo A Corpo’, de Gilberto Braga.

Devido ao grande talento e destaque, nos anos seguintes ela não ficou mais longe da televisão, sempre juntando um trabalho no outro e mostrando sua enorme versatilidade em personagens, indo de vilã a mocinha com facilidade, sendo aceita tanto pela crítica quanto pelo público, que sempre vibrou e se emocionou com sua grandiosa atuação.

A morena em sua estréia na Globo (Foto: reprodução/Globoplay)
A atriz em sua estréia na Globo (Foto: reprodução/Globoplay)

Entre os inúmeros trabalhos que Lília Cabral já entregou, podemos citar grandes obras da teledramaturgia brasileira, que foram eternizadas e continuam na memória de grande parte da população brasileira até hoje, como ‘Vale Tudo’, ‘Tieta’, ‘Laços de Família’, ‘A Favorita’ e claro, ‘Fina Estampa’.

Esta foi uma uma das obras mais memoráveis de toda sua carreira, nela, a atriz se entregou tanto ao personagem ao ponto de deixar seu bigode crescer para mudar completamente a imagem que os telespectadores tinham de si, se entregando totalmente ao papel.

Devido ao grande sucesso, sendo a novela de maior audiência de toda a década, o folhetim de 2011 foi o grande escolhido para substituir os capítulos inéditos de ‘Amor de Mãe’ e vem sendo um grande sucesso, entregando audiências que nem mesmo algumas novelas nunca exibidas atingiram.

Dessa forma, a paulistana nos mostra que seu árduo trabalho foi sim reconhecido e ela novamente é eternizada por esse grande personagem, agora com uma outra geração a assistindo e lhe tendo como fonte de inspiração.

Lília Cabral como Griselda em 'Fina Estampa' (Foto: reprodução/Globo)
Lília Cabral como Griselda em ‘Fina Estampa’ (Foto: reprodução/Globo)

Lília Cabral é reconhecida como grande estrela

Indo contra inúmeras atrizes que após a fama acabam diminuindo o ritmo de trabalhos e focam mais em suas vidas pessoas, Lília Cabral trabalha incessavelmente desde que começou sua carreira como atriz. A musa já apareceu em incríveis 57 projetos na televisão brasileira, desde séries, novelas a até mesmo game shows.

Ela nos mostra ser do tipo de personalidade que independente do papel que interprete, sempre será com maestria e dedicação, sendo uma profissional de mão cheia que não decepciona em seus trabalhos.

Além disso, a paulistana também já participou de incríveis dez filmes durante toda sua carreira, sendo o primeiro ‘Dias Melhores Virão’, de 1989 e o último o ‘Maria do Caritó’, de 2019.

Ela também não deixou o teatro de lado e nos mostra ainda sua paixão pelos palcos, já que Lília Cabral já participou de 17 peças, sendo a última ‘Maria do Catiró’, de 2010 a 2015, que deu origem à seu último filme, como protagonista.

Celso Portiolli ganha o amor do público, impressiona com inteligência e se torna fenômeno como apresentador

Por fim, a atriz também já levou 30 prêmios para casa, sendo reconhecida por seu árduo trabalho e se consolidando não só com uma grandiosa intérprete, mas também como uma das personalidades mais premiadas de todos os tempos dentro da teledramaturgia brasileira.

Em 2007 ela lançou um livro autobiográfico intitulado ‘Descobrindo Lília Cabral’, onde podemos conhecer mais um pouco sobre sua vida e novamente nos inspirarmos em sua exuberante carreira. A musa é um exemplo a ser seguido e deixa todos de queixo caído quando o assunto é interpretação.

A atriz em seu último filme (Foto: reprodução)
A atriz da Globo em seu último filme (Foto: reprodução)

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Aaron Tura

Aaron Tura é um jornalista paulista que ama o mundo da televisão e seus afins. Ligado nas novidades da telinha, fundou o TV FOCO em 2006 com o propósito de trocar opiniões e informações!