Lista do INSS comunica doenças que liberam aposentadoria imediata

Você pode ter direito e precisa saber: Conheça a lista de doenças que liberam aposentadoria imediata e sem contribuição
Poucos sabem, mas certas doenças graves podem acelerar o processo de acesso a benefícios no INSS, por meio da aposentadoria por invalidez.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesses casos, não há a necessidade de cumprir o tempo mínimo de contribuição, já que, diante de um diagnóstico impactante, muitos se veem impossibilitados de continuar trabalhando.
Mas afinal, quais doenças garantem a aposentadoria por invalidez no INSS? Estar informado é sempre muito importante para não deixar passar seus direitos ou de pessoas próximas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, o time do TV Foco reuniu tudo que você precisa saber sobre o assunto. Quais doenças garantem a aposentadoria, como solicitar o benefício e muito mais à seguir!
Quando a carência deixa de ser exigida?
Geralmente, o trabalhador precisa cumprir uma carência mínima para ter direito a benefícios do INSS. Ou seja, contribuir por um número determinado de meses.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Porém, para ter direito a benefícios como auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, no entanto, essa regra é dispensada em casos de doenças graves.
Porém, vale destacar que a dispensa só é válida após avaliação pericial do INSS, que analisa toda a documentação médica apresentada pelo segurado, como exames, laudos e relatórios clínicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais doenças garantem o benefício imediato?

A legislação previdenciária, em conjunto com o Ministério da Saúde, reconhece 23 doenças que permitem a liberação dos benefícios sem carência.
Porém, vale destacar que a lista não é via de regra exclusiva. Qualquer doença que cause incapacidade para o trabalho pode, em tese, dar direito a um benefício, desde que comprovada no INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A lista, contudo, abrange os casos mais graves e comuns, como tipos graves de câncer e problemas neurológicos. Confira a lista completa:
- Tuberculose ativa
- Hanseníase
- Transtornos mentais severos
- Neoplasia maligna (câncer)
- Cegueira
- Paralisia permanente e incapacitante
- Cardiopatia grave
- Doença de Parkinson
- Espondilite anquilosante
- Nefropatia grave
- Estágio avançado da doença de Paget
- HIV/AIDS em estágio avançado
- Contaminação por radiação
- Hepatopatias graves
- Esclerose múltipla
- AVC (Acidente Vascular Cerebral) agudo
- Cirurgias emergenciais abdominais
- Burnout
- Depressão severa
- Ansiedade debilitante
- Tentativas de suicídio
- Acidentes, mesmo fora do trabalho
- Doenças ligadas à atividade profissional

Como solicitar o benefício de auxílio doença no INSS?
A boa notícia é que o processo de solicitação pode ser feito online, sem a necessidade de ir até uma agência presencialmente, salvo em casos que exigem perícia física.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para pedir o auxílio por incapacidade temporária, o trabalhador deve:
- Acessar o site ou aplicativo Meu INSS;
- Fazer login com CPF e senha;
- Clicar em “Novo Pedido”;
- Procurar por “Benefício por Incapacidade Temporária”;
- Preencher os dados pessoais;
- Anexar os laudos, exames e relatórios médicos;
- Confirmar e enviar a solicitação.
Quando o afastamento for de até 180 dias, o benefício pode ser concedido sem perícia presencial, desde que os documentos anexados sejam suficientes.
Considerações finais
Para quem enfrenta um problema de saúde grave, a possibilidade de acesso facilitado à aposentadoria ou ao auxílio-doença do INSS representa mais do que um direito: é uma questão de dignidade.
Por isso, estar informado sobre as doenças que isentam a carência pode fazer toda a diferença na hora de buscar o benefício correto.
Logo, se esse é o seu caso ou o de alguém próximo, vale a pena consultar um especialista e reunir toda a documentação médica. O processo pode ser mais simples e rápido do que se imagina.
Além disso, veja a matéria especial sobre: “INSS comunica quais idosos não tem direito ao 13° salário”
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Ionara Santna
Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: [email protected]