Banco Central divulga risco urgente envolvendo o pagamento instantâneo PIX e jornalista Lo Prete informa clientes e bancos atingidos durante o Jornal Globo
A âncora Renata Lo Prete paralisou a edição do Jornal Globo, durante o mês de julho, com comunicado urgente da instituição financeira do Banco Central (BC) que confirma pesadelo no PIX que além de atingir bancos como Nubank e Itaú, também gera prejuízos financeiro a clientes.
“Agora a gente continua a falar de dados só que com foco em vazamentos. Apenas no mês de junho, mais de 20 mil chaves PIX foram expostas, reporta o Banco Central”, confirmou a jornalista durante o telejornal da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, segundo as informações do telejornal, o BC registrou um total de 39.088 chaves PIX de clientes que tiveram dados vazados. Este foi o 11° vazamento de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.
Segundo o BC, o vazamento ocorreu de 26 de junho e 2 de julho e abrangeu o nome do usuário, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) com máscara (CPF com asteriscos para não mostrar todos os números), a instituição de relacionamento, a agência e o número da conta.
O vazamento, apontou o BC, ocorreu por causa de falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento. A exposição, informou o BC, ocorreu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Embora o caso não precisasse ser comunicado por causa do baixo impacto potencial para os clientes, a autarquia esclareceu que decidiu divulgar o incidente em nome do “compromisso com a transparência”.
Desse modo, todas as pessoas que tiveram informações expostas serão avisadas por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Substituto do real após 30 anos: Banco Central emite comunicado e confirma nova moeda no Brasil em 2025
● Decreto na poupança e proibição no PIX: Banco Central atinge brasileiros com 2 viradas ainda em 2024
● Decreto do Banco Central confirma o que acontecerá com quem tem R$ 5 mil na poupança do BB, Caixa e +
Além disso, o Banco Central ressaltou que esses serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves Pix e pediu para os clientes desconsiderem comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a exposição de dados não significa necessariamente que todas as informações tenham vazado, mas que ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo e podem ter sido capturadas.
O BC informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas. A legislação prevê multa, suspensão ou até exclusão do sistema do Pix, dependendo da gravidade do caso.
Em todos os incidentes com chaves Pix registrados até agora, foram expostas informações cadastrais, sem a exposição de senhas e de saldos bancários. Por determinação da Lei Geral de Proteção de Dados, a autoridade monetária mantém uma página em que os cidadãos podem acompanhar incidentes relacionados com a chave Pix ou demais dados pessoais em poder do BC.
Quando um Pix pode ser contestado?
Já o recebedor pode ter um Pix devolvido, a pedido da instituição do pagador ou da sua própria instituição, quando o pagador informar que a transação foi originada de um golpe ou em caso de falha em sistema de uma das instituições envolvidas na transação.