GRANDES MUDANÇAS!

“Por unanimidade”: Lo Prete paralisa JG com nova lei do Banco Central que atinge em cheio a poupança Caixa

28/06/2024 às 20h30

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Lo Prete - Banco Central - poupança Caixa (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Mudança decretada pelo Banco Central foi noticiada por Lo Prete no JG e afetou diretamente a poupança Caixa

A jornalista Renata Lo Prete interrompeu a programação do Jornal da Globo para trazer uma notícia de grande impacto: uma nova lei do Banco Central que promete causar mudanças significativas nas cadernetas de poupança da Caixa Econômica Federal.

A medida, que já está gerando discussões acaloradas entre economistas e consumidores, tem o potencial de alterar a forma como milhões de brasileiros lidam com suas economias, trazendo à tona dúvidas e incertezas sobre o futuro dos investimentos mais populares do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Renata Lo Prete comanda o Jornal da Globo (Reprodução: Globo)
Renata Lo Prete comanda o Jornal da Globo (Reprodução: Globo)

Durante edição do Jornal Globo que foi ao ar no dia 19 de junho desse ano, Lo Prete pegou todos os poupadores do Brasil: “Selic permanece em 10,50% ao ano, em linha com o esperado pelo mercado”.

Segundo a CNN Brasil, o Banco Central do Brasil (BC) decidiu, em 19 de junho de 2024, manter a taxa Selic na atual marca de 10,5% ao ano.Essa decisão era a mais esperada pelos analistas, que previam a estabilidade da taxa devido ao cenário macroeconômico incerto, marcado por alta da inflação e dos juros internacionais.

Continua após o Veja Também

Veja também

Impacto na poupança

A Selic definida pelo Banco Central (BC), influencia diretamente a rentabilidade da poupança, a modalidade de investimento mais popular do país. Com a recente manutenção da Selic em 10,5% ao ano, entender o impacto na poupança se torna crucial para quem busca tomar decisões financeiras conscientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central (Foto: Reprodução / GloboNews)
Banco Central (Foto: Reprodução / GloboNews)

A rentabilidade da poupança é composta por duas taxas:

  • 0,5% ao mês: Rendimento fixo garantido por lei.
  • Taxa Referencial (TR): Taxa variável que acompanha a Selic, mas com defasagem de 1 mês.

Com a Selic a 10,5% ao ano:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • A TR fica em torno de 0,82% ao mês.
  • O rendimento total da poupança se aproxima de 1,32% ao mês, equivalente a 15,84% ao ano.

É importante lembrar que a poupança, apesar da sua simplicidade e segurança, oferece menor rentabilidade em comparação com outros investimentos de renda fixa, como CDBs, Tesouro Direto e fundos DI.

Conta Poupança Caixa (Foto: Reprodução, BMC News)
Conta Poupança Caixa (Foto: Reprodução, BMC News)
  • CDBs: Podem oferecer taxas de juros que superam 1% ao mês, especialmente em bancos médios e pequenos.
  • Tesouro Direto: Títulos públicos com rentabilidades atreladas à Selic ou à inflação (IPCA), geralmente mais vantajosas que a poupança.
  • Fundos DI: Diversificam os investimentos em renda fixa, buscando superar a rentabilidade da Selic.

Para que serve o Banco Central?

O Banco Central do Brasil (Bacen) regula o sistema financeiro, controla a inflação e a política monetária, e assegura a estabilidade econômica do país.

Ele supervisiona bancos e outras instituições financeiras, além de gerenciar a emissão de moeda e as reservas internacionais.

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

Banco Central
Banco Central 2024
poupança
Poupança Caixa
Taxa SELIC
Wellington Silva

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, salários dos famosos, cantores, e como um bom noveleiro que sou, sobre as grandes novelas. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.