É LEI!

Vômito, diarreia e câncer: Lo Prete paralisa JG com proibição URGENTE da ANVISA contra produto nº1 do Brasil

13/06/2024 às 23h06

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Lo Prete - Anvisa (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Durante edição do Jornal da Globo, Lo Prete chocou ao comunicar proibição de famoso produto pela Anvisa

Um alerta urgente emitido pela ANVISA paralisou o Jornal da Globo (JG), ao proibir um dos produtos mais consumidos no Brasil, vinculado a graves problemas de saúde como vômito, diarreia e até câncer.

Com Lo Prete divulgando o ocorrido para todo o Brasil, a decisão da agência reguladora gerou grande preocupação entre os consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Renata Lo Prete na bancada do JG (Foto: Reprodução/ Internet)
Renata Lo Prete na bancada do JG (Foto: Reprodução/ Internet)

Durante edição do Jornal da Globo que foi ao ar no dia 19 de abril desse ano, Lo Prete pegou todos os consumidores de cigarros eletrônicos de surpresa ao confirmar decisão da Anvisa. “Por unanimidade, Anvisa decide manter proibição da importação, fabricação e comercialização de cigarros eletrônicos.”

Segundo nota oficial divulgada no site do Governo Federal, em 19 de abril de 2024, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, por unanimidade, manter a proibição da importação, fabricação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e propaganda de cigarros eletrônicos e outros dispositivos eletrônicos para fumar em todo o território brasileiro.

Continua após o Veja Também

Veja também

Anvisa fiscaliza todos os produtos que chegam no Brasil (Reprodução: Internet)
Anvisa fiscaliza todos os produtos que chegam no Brasil (Reprodução: Internet)

Essa decisão reforçou a proibição já existente desde 2009, através da RDC 46, e visa proteger a saúde pública dos riscos à saúde associados ao uso desses dispositivos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Motivos para a manutenção da proibição

Cigarros eletrônicos emitem substâncias nocivas, como nicotina, metais pesados ​​e compostos orgânicos voláteis. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), podem causar doenças pulmonares graves, como bronquite obliterante grave (DPOC) e lesões pulmonares agudas graves (EVALI).

Anvisa
Cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil desde 2009 (Foto: Divulgação)

Seu uso pode causar lesão pulmonar, onde os principais sintomas são tosse, dor torácica e dispneia, além de dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia, febre, calafrios e perda de peso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, cigarros eletrônicos podem ser porta de entrada para o tabagismo tradicional, especialmente entre adolescentes e jovens, devido à sua aparência atrativa, sabores doces e marketing enganoso.

Somado a isso, ainda não há evidências científicas robustas que comprovem a eficácia e segurança dos cigarros eletrônicos como método de cessação do tabagismo.

Anvisa
Segundo especialistas, os cigarros eletrônicos podem causar sérios riscos à saúde, incluindo câncer (Foto: Divulgação)

proibição inclui todos os tipos de cigarros eletrônicos, independentemente da sua forma, tamanho ou composição.

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Para fazer uma denúncia à ANVISA, acesse o portal oficial da agência, vá à seção “Fale Conosco” e selecione “Notificação de Queixa Técnica ou Evento Adverso”.

Preencha o formulário online com os detalhes da ocorrência. Também é possível ligar para o número 0800 642 9782 ou enviar correspondência para o endereço oficial da ANVISA.

🚨 Globo arranca Ana e Poeta do ar por R$ 450M + Maju fora do Fantástico na surdina + Ratinho defende ex de Iza    

Anvisa
Anvisa cigarro eletrônico
Cigarros eletrônicos
decreto ANVISA
Lo Prete
Wellington Silva

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, salários dos famosos, cantores, e como um bom noveleiro que sou, sobre as grandes novelas. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.