BOMBAS!

Pacotão de 3 benefícios: Lula e STF são acionados para nova lei armada por Haddad a aposentados do INSS

12/06/2024 às 19h29

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
STF - INSS - Lula e Haddad (Foto: Montagem - TV Foco)

Haddad planeja grandes mudanças que podem afetar diretamente os aposentados do INSS

Uma nova proposta legislativa, idealizada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está causando alvoroço entre os aposentados do INSS e chamando a atenção de importantes figuras políticas, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Essa medida visa implementar uma série de alterações significativas nos benefícios concedidos aos aposentados, prometendo reformar o sistema previdenciário e, potencialmente, impactar milhões de brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fernando Haddad, carteira de trabalho e logo do INSS (Fotos: Reproduções / Internet)
Fernando Haddad, carteira de trabalho e logo do INSS (Fotos: Reproduções / Internet)

Acontece que com uma crescente pressão por uma agenda de corte de gastos, membros da equipe econômica começaram a defender discretamente mudanças nos benefícios temporários pagos pelo INSS, como o auxílio-doença, o auxílio-reclusão (para dependentes de presos em regime fechado) e o auxílio por acidente de trabalho.

O objetivo é apresentar essa questão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sendo uma das propostas em discussão a desvinculação desses benefícios dos reajustes do salário mínimo. O piso nacional é ajustado anualmente, considerando um ganho real, o que tem aumentado as despesas da Previdência.

Continua após o Veja Também

Veja também

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reprodução / Johanna Geron/REUTERS)
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reprodução / Johanna Geron/REUTERS)

Há um consenso de que desvincular as aposentadorias permanentes do INSS do salário mínimo seria politicamente muito difícil, com risco de ser barrado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Medida temporária

Segundo O GLOBO, por esses motivos, a desvinculação dos benefícios temporários é vista como uma alternativa mais viável. Integrantes do governo envolvidos nas discussões afirmam que isso não significa que os benefícios temporários não teriam ganho real, mas sim que a regra de reajuste seria diferente da dos demais.

De acordo com a política de reajuste do salário mínimo, restabelecida pelo atual governo, o piso nacional é corrigido com base no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e na inflação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como faço para consultar o Meu INSS?

Para consultar o Meu INSS, acesse o site ou aplicativo “Meu INSS”. Faça login usando seu CPF e senha cadastrada. Se ainda não tiver cadastro, crie uma conta na plataforma Gov.br.

No Meu INSS dá para pedir a solicitação da concessão do benefício (Reprodução: Internet)
No Meu INSS dá para pedir a solicitação da concessão do benefício (Reprodução: Internet)

Após acessar, você poderá consultar extratos, agendar atendimentos e verificar informações sobre seus benefícios.

🚨 Globo desesperada com farsa de Davi + Ator de Pantanal morre + SBT confirma GERAL no canal    

benefícios inss
fernando haddad
Haddad
INSS
Presidente Lula
stf
Wellington Silva

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, salários dos famosos, cantores, e como um bom noveleiro que sou, sobre as grandes novelas. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.