BOMBA

Governo Lula confirma a SUSPENSÃO de calendário criado por Bolsonaro e milhões serão impactadas

08/04/2023 às 11h01

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Lula e Bolsonaro (Foto: Reprodução/ Band)

Governo Lula confirma suspensão de cronograma criado por Bolsonaro

Bolsonaro foi o grande responsável por comandar o Brasil de 2018 a 2022 e tomou algumas decisões importantes que definiriam o futuro de milhões de pessoas. Contudo, desde que Lula assumiu no início de 2023 algumas discussões estão entrando em pauta e rolou até mesmo um grande impasse.

Acontece que o governo Lula decidiu suspender a implementação do novo Ensino Médio. De acordo com Camilo Santana, o ministro da Educação, a implementação será suspensa por, pelo menos, 60 dias. Vale lembrar que mudança impactaria diretamente a vida de quase 8 milhões de estudantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A portaria do governo Bolsonaro (PL), que estabeleceu o cronograma de implementação da reforma, previa que o novo formato seria implementado totalmente até 2024. Sendo assim, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) sofreriam alterações.

Contudo, o governo Lula vem sofrendo com muitas pressões nas últimas semanas. Várias entidades educacionais discutem os problemas da implementação e vários estudantes protestaram conta a reforma do Ensino Médio. Diante disso, o MEC estabeleceu a criação de uma consulta pública para fazer correções.

Continua após o Veja Também

Veja também

Para Camilo Santana “o processo da implantação foi atropelado e há uma reclamação muito forte dos setores. Vamos manter o diálogo. Avaliamos que houve erro na condução da execução [da reforma]. Não houve orientação, não houve formação de professores, nem adaptação para infraestrutura das escolas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não se faz uma mudança no ensino de uma hora para outra. Faltou diálogo e eu como governador senti isso à época”, disse ele. Após a suspensão da implementação do novo Ensino Médio pelo governo Lula, o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) se manifestou contra a suspensão do calendário.

Lula suspendeu decisão de Bolsonaro (Foto: Reprodução/internet)
Lula suspendeu decisão de Bolsonaro (Foto: Reprodução/internet)

QUAL O RISCO QUE A SUSPENSÃO DO GOVERNO LULA PODE PROVOCAR?

“É importante recordar que o novo Enem foi constituído após longo debate em grupo de trabalho com a participação das redes estaduais, do próprio Ministério da Educação, do Inep, e do Conselho Nacional de Educação”, afirmou o Conselho em nota. A preocupação é que a suspensão compremeta a realização do Enem em 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🚨 Carlos Alberto expõe afastamento de Silvio Santos + Davi vive novo inferno + Desfecho de Tralli na Globo    

Bolsonaro
Ensino Médio
Lula
Kelly Araújo

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.