Luto: A triste morte de âncora do JN e comunicado de Ana Paula na Globo

Brasil de Luto pela perda do âncora do JN e o emocionado comunicado de Ana Paula na Globo que comoveu o país

27/07/2025 15:15

2 min

LUTO - Morte de âncora do JN - Ana Paula na Globo (Foto: Reprodução)
LUTO - Morte de âncora do JN - Ana Paula na Globo (Foto: Reprodu...
Continua depois da publicidade

Luto pela perda do âncora do JN e o emocionado comunicado de Ana Paula na Globo que comoveu o país

Todos que estavam ligados na Globo em julho de 2016, foram pegos de surpresa quando Ana Paula paralisou o Bom dia Brasil da Globo para confirmar a triste morte de jornalista Eliakim Araújo , que já sentou na bancada do Jornal Nacional.

Continua depois da publicidade

O jornalista Eliakim Araújo morreu em 17 de julho de 2016, com 75 anos, em Fort Lauderdale, Flórida, devido a um câncer no pâncreas. Diagnosticaram ele aproximadamente um mês antes, ele passou por quimioterapia, mas infelizmente não resistiu às complicações da doença.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Eliakim Araújo (Foto: Reprodução/Globo)

Eliakim Araújo é de Guaxupé, Minas Gerais, Araújo e começou sua carreira jornalística em 1961, aos 20 anos, como redator na Rádio Continental do Rio de Janeiro. Lá ele teve o privilégio histórico de anunciar a renúncia do presidente Jânio Quadros.

Continua depois da publicidade

Durante sua jornada, ele se tornou uma figura notável como apresentador de telejornais importantes, como "Jornal da Globo", "Globo Repórter" e "Jornal da Manchete", solidificando sua posição como uma das figuras mais respeitadas do jornalismo brasileiro.

De forma inédita, em 1983, junto com sua esposa, a jornalista Leila Cordeiro, Eliakim Araújo formou o primeiro casal de apresentadores da televisão brasileira, ao liderar o "Jornal da Globo". Contudo, depois que saíram da Globo em 1989, mudaram pra Rede Manchete, e lá continuaram o sucesso na telinha.

Continua depois da publicidade

Porém, em 1997, foram morar nos Estados Unidos, por onde eles, apresentavam o CBS Telenotícias para os Brasileiros. Apesar do fim do projeto, eles ficou nos EUA, onde Eliakim Araújo prosseguiu com jornalismo online até o fim.

Leia também

Quem era a esposa do Âncora?

Leila Cordeiro, a esposa dele, falou em entrevista sobre sua dor e saudade dele. Ela falou sobre o legado dele que manteve-se vivo na memória de todos que viram a carreira e que o trabalho tocou.

Continua depois da publicidade

O corpo de Eliakim Araújo teve a cremação em Fort Lauderdale, seguindo a vontade dele, manifestada em vida. Em seguida, a família e os amigos mais próximos espalharam as cinzas dele no mar durante uma cerimônia mais reservada.

Continua depois da publicidade

Quer receber avisos de notícias no seu dispositivo? Ative as notificações do TV Foco.

Continua depois da publicidade

Wellington Silva é redator com experiência em produção de conteúdo digital voltado para celebridades, reality shows e entretenimento. Atua na cobertura de famosos, televisão, música e futebol, sempre com foco em organizar informações, analisar diferentes fontes e entregar conteúdos claros e atualizados para um grande volume de leitores. Atualmente, integra o time do site TV Foco, onde também participa da distribuição estratégica das matérias em plataformas digitais. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Ciência da Computação na FIAP, Wellington combina conhecimento em tecnologia com prática em análise e organização de dados. Desenvolve habilidades em lógica de programação, Python e estruturação de informações, aplicando esse olhar analítico no tratamento de conteúdos e identificação de padrões no ambiente digital. Seu trabalho se destaca pela atenção aos detalhes, agilidade e capacidade de lidar com múltiplas demandas, sempre buscando qualidade na informação e boa experiência para o público. Contato: @ueellitu