Celebridades

Celebridades

Luto! Ator de Pantanal passa mal, é internado, mas não resiste e acaba morrendo

Ator morreu cerca de 4 anos após novela (Reprodução)
Ator morreu cerca de 4 anos após novela (Reprodução)

Pantanal foi a única novela feita pelo ator

Na primeira versão da novela Pantanal o personagem Zaquieu, vivido atualmente por Silvero Pereira, se chamava Zaqueu, e foi interpretado pelo ator João Alberto Pinheiro. Além de ator, João Alberto era colunista social e cantor, inclusive, foi a carreira na música que o levou à TV. O famoso morreu de forma precoce, aos 31 anos, cerca de um ano após a sua participação em Pantanal.

João Alberto Pinheiro nasceu em Belém, no Pará, onde atuou como colunista social na década de 1980. A sua principal ambição naquela época era ter uma carreira como cantor.

O ator gostava do ritmo da lambada e chegou a gravar um disco de vinil em 1988, chamado de Luar do Amor e lançado pela gravadora Continental. Depois deste trabalho, ele decidiu ir para o Rio de Janeiro, onde acreditou que teria mais oportunidades artísticas.

No Rio de Janeiro, de acordo com informações do Notícias da TV, o ator acabou conhecendo Jayme Monjardim. O diretor gostou do jeito dele, que contava histórias divertidas, e assim, surgiu o convite para ele trabalhar em Pantanal como o mordomo Zaqueu. Assim como na atual versão, na versão original da novela, o personagem também era alvo de constantes deboches dos peões devido ao seu jeito afeminado. O personagem até se declarou para Alcides, que na época foi vivido por Ângelo Antônio, porém, o matuto não correspondeu aos sentimentos de Zaqueu.

O personagem ainda participou da morte de Tenório. O peão apareceu com uma arma e ajudou Alcides a cercar o grileiro. Cheio de ódio, o capanga atirou uma lança no vilão, que caiu no rio sangrando e virou almoço para as piranhas.

Veja também

DOENÇA E MORTE

Um ano após a novela, o estado de saúde dele já não era bom. João Alberto Pinheiro era HIV positivo, e naquela época ainda não se tinha todo o tratamento disponível atualmente para que portadores do vírus tenham melhor qualidade de vida.

No dia 8 de janeiro de 1992, o ator acabou passando mal e foi internado em um hospital no Rio de Janeiro. Morreu no dia seguinte com insuficiência respiratória, sintoma de uma pneumonia aguda, agravada pelo HIV. Pantanal, vale dizer, foi aúnica novela na carreira do famoso.

João Alberto Pinheiro como Zaquel, em "Pantanal" (Foto: Divulgação/Manchete)
João Alberto Pinheiro como Zaqueu, em “Pantanal” (Foto: Divulgação/Manchete)

VÍDEO YOUTUBE: Sonia Abrão DETONA Marcos Mion e condena o que ele fez na Globo

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários