Luto

Luto

Luto URGENTE: Jornal da Globo confirma morte de cantor após câncer e país chora adeus: “Grande tristeza”

LUTO - Globo confirma morte de cantor (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)
LUTO - Globo confirma morte de cantor (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Emocionante despedida: País chora a perda de cantor após longa batalha contra o câncer, confirma Jornal da Globo

A notícia impactante divulgada pelo Jornal da Globo deixou o país em estado de luto e comoção profunda. A confirmação da morte de um renomado cantor, após uma batalha contra o câncer, ecoou pelos lares e pelas redes sociais, desencadeando uma onda de tristeza e saudade entre os fãs e admiradores.

O cantor, cujo talento transcendia fronteiras e gerações, deixou um legado marcante na música e na cultura do país. Nas mensagens compartilhadas nas redes sociais e nos tributos prestados em homenagem ao artista, expressões de pesar e palavras de conforto ecoam de diferentes partes da nação, testemunhando o profundo impacto de sua partida prematura.

O músico japonês Damo Suzuki faleceu aos 74 anos. Ele foi diagnosticado com câncer de cólon em 2014, com os médicos lhe dando apenas 10% de chance de sobrevivência. Mesmo assim, continuou produzindo e se apresentando sempre que possível.

LUTO - Morre o cantor Damo Suzuki (Foto: Reprodução - The Perlich Post)
LUTO – Morre o cantor Damo Suzuki (Foto: Reprodução – The Perlich Post)

Segundo o jornal O Globo, o artista passou o final dos anos 1960 tocando pela Europa, normalmente se apresentando nas ruas. Onde foi descoberto pelos integrantes do grupo experimental alemão Can em 1970, logo após a banda ter perdido seu frontman original, o estadunidense Malcolm Mooney.

A parceria rendeu os álbuns mais bem-sucedidos da carreira do grupo: “Tago Mago” (1971), “Ege Bamyasi” (1972) e “Future Days” (1973). O estilo intenso do cantor, por vezes quase não-verbal, exerceu grande influência nos segmentos do rock e da música experimental como um todo.

Veja também

Carreira de altos e baixos

Em 1973, Suzuki decidiu sair do Can. Nos anos seguintes, levaria a vida de outras formas, se afastando dos trabalhos no mundo artístico. Retornou exatamente uma década depois, dando início ao projeto Damo Suzuki’s Network. Nele, interagia com músicos dos locais por onde passava, sem conhecimento prévio.

Estabeleceu casa em Colônia, Alemanha, a partir de 1985, quando conheceu Elke Morsbach, que se tornaria sua esposa. O maior público de sua obra se concentrava no Reino Unido, para onde viajava com frequência.

Cantor Damo Suzuki (Foto: Reprodução - The Perlich Post)
Cantor Damo Suzuki (Foto: Reprodução – The Perlich Post)

Como descobriu o câncer?

Quando questionado sobre suas opiniões políticas, Suzuki expressava antipatia pela política e pelo sistema policial americano. Também demonstrou uma visão positiva do Brexit, argumentando forte preferência pelo localismo em vez da globalização econômica. Era crítico da União Europeia, preferindo a soberania das nações menores e o regionalismo.

Após diagnostico de câncer, ele demonstrou os primeiros passos da batalha no documentário ‘Energy’, lançado oficialmente em 2022. No mesmo ano lançou seu último álbum, “Arkaoda”, com o Damo Suzuki & Spiritczualic Enhancement Center.

🚨 Fátima Bernardes na Record + Thais Fersoza expõe farsa no BBB24 + Globo obriga Rodriguinho a se "humilhar" por Davi

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA