TV, cinema e publicidade tem imposto atualizado em 143%; confira!


"Um filme brasileiro pequeno vai pagar o mesmo que um blockbuster" diz André Klotzel, diretor da Associação Paulista de Cineastas (Apaci).(Foto: Ancine divulgação)
"Um filme brasileiro pequeno vai pagar o mesmo que um blockbuster" diz André Klotzel, diretor da Associação Paulista de Cineastas (Apaci).(Foto: Ancine divulgação)
“Um filme brasileiro pequeno vai pagar o mesmo que um blockbuster” diz André Klotzel, diretor da Associação Paulista de Cineastas (Apaci).(Foto: ANCINE divulgação)

Nesta quarta-feira (14) os valores da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) foram atualizados pelo governo federal. Esta medida foi anunciada no primeiro semestre, e afeta o Condecine Título, instituido em 2001, e o Condecine Teles, de 2011.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Corrigidos pela inflação, os valores subiram 143,04% e 28,48%, respectivamente. O dinheiro voltado para a Agência Nacional de Cinema (Ancine), é destinado a ajudar a produção de produtos audiovisual do país.

Existe uma lei, que nenhum produto audiovisual, pode ser veiculado na TV, seja aberta ou por assinatura ou cinema sem a cobrança do imposto. Pagam o Condecine Título todas as partes da cadeia do setor: veiculação, produção, licenciamento e distribuição. Já o serviço de vídeo doméstico não teve o valor de contribuição alterada.

Há quem teme que o aumento, possa afetar muito as pequenas produtoras, já que estamos em um ano de crise.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


André Klotzel, que é diretor da Associação Paulista de Cineastas (Apaci), criticou a maneira com que o imposto é cobrado: ” O problema do Condecine é outro. O imposto não é cobrado por cópia, é uma taxa única. Ou seja, o filme que entra no circuito com 10 cópias vai pagar o mesmo que um filme que entra em cartaz com mil cópias”. Em outra fala ele diz: ” Um filme brasileiro pequeno vai pagar o mesmo que um blockbuster”.

Veja também

O reajuste foi realizado de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mas o setor aguardava que o mesmo pudesse ser escalonado.

Com informações são do site Extra.

 

🚨 Celso, Patrícia e Rebeca em novo programa + Domingão em 2 partes cancelado + Demissão no SBT        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos. Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: redacao@otvfoco.com.br