Maisena, hambúrguer e macarrão: 3 populares têm substância alarmante descoberta e acende alerta na ANVISA

Descoberta de substância alarmante em maisena, hambúrguer e macarrão, levanta preocupação na ANVISA e acende alerta sobre riscos

22/04/2025 19:45

4 min

Anvisa - Proibição (Foto: Reprodução)
Anvisa - Proibição (Foto: Reprodução)
Continua depois da publicidade

Descoberta de substância alarmante em maisena, hambúrguer e macarrão, levanta preocupação na ANVISA e acende alerta sobre riscos

Maisena, hambúrguer e macarrão, três itens comuns na mesa dos brasileiros, entraram no centro de uma nova polêmica sanitária depois que testes de laboratório detectaram a presença de uma substância potencialmente tóxica em amostras dessas categorias.

Continua depois da publicidade

A descoberta ligou o sinal de alerta da ANVISA, que agora investiga a origem do composto e seus riscos à saúde, enquanto especialistas pedem mais rigor na fiscalização dos alimentos ultraprocessados vendidos no país.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações do O Tempo, detalha agora pesquisa que acende alerta na Anvisa.

Continua depois da publicidade

Pesquisa em alimentos

Uma recente pesquisa conduzida pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) identificou resíduos de agrotóxicos em metade das amostras de alimentos ultraprocessados analisadas.

Além disso, 9 estudo, intitulado "Tem Veneno Nesse Pacote", avaliou 24 produtos amplamente consumidos no Brasil.

Continua depois da publicidade
Anvisa - Alimentos ultraprocessados (Foto: Reprodução)
Anvisa - Alimentos ultraprocessados (Foto: Reprodução)

Porém, dentre ele sextavam incluindo biscoitos maisena, hambúrgueres e empanados à base de plantas, macarrão instantâneo, presunto cozido, bolos prontos, petit suisse sabor morango e bebidas lácteas sabor chocolate.

Leia também

Maisena

Entre os produtos testados, os biscoitos maisena das marcas Marilan e Triunfo apresentaram os níveis mais elevados de contaminação, com quatro tipos diferentes de agrotóxicos detectados em cada amostra.

Continua depois da publicidade

Porém, outros produtos, como hambúrgueres à base de plantas da Sadia, empanados de frango da Seara, macarrões instantâneos das marcas Nissin e Renata, e bolos prontos da Ana Maria, continham até três tipos distintos de pesticidas.

Substância

A pesquisa também revelou que o glifosato foi o agrotóxico mais frequentemente encontrado, presente em sete das 24 amostras analisadas.

Continua depois da publicidade

Classificado como "provavelmente carcinogênico" pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), o glifosato é amplamente utilizado na agricultura brasileira. ​

A farinha de trigo, ingrediente comum em muitos desses produtos, foi destacada como uma fonte significativa de contaminação.

Anvisa - Alimentos ultraprocessados (Foto: Reprodução)
Anvisa - Alimentos ultraprocessados (Foto: Reprodução)

Utilizada na produção de biscoitos, macarrões e empanados, a farinha de trigo apresentou alta prevalência de resíduos de agrotóxicos, conforme apontado nos volumes anteriores do estudo. ​

Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualmente não inclui alimentos ultraprocessados em seu Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA).

Além disso, segundo a Anvisa, a inclusão desses produtos no programa dependeria de um estudo preliminar e de capacidade logística adequada.

Produtos com resíduos de agrotóxicos detectados:

  • Biscoito maisena (Marilan, Triunfo)
  • Hambúrguer à base de plantas (Sadia, Fazenda Futuro)
  • Empanado à base de plantas sabor frango (Seara, Sadia, Fazenda Futuro)
  • Macarrão instantâneo (Nissin, Renata)
  • Presunto cozido (Aurora)
  • Bolo pronto sabor chocolate (Ana Maria, Panco)
  • Bebida láctea sabor chocolate (Pirakids)​;

A única categoria de produto que não apresentou resíduos de agrotóxicos nas amostras analisadas foi a sobremesa petit suisse sabor morango.

Como fazer uma denúncia para Anvisa?

Para denunciar à Anvisa, acesse o portal Fala.BR ( https://falabr.cgu.gov.br ). Em seguida, selecione "Ouvidoria" e depois "Denúncia".

Contudo, você pode optar por se identificar ou registrar a denúncia de forma anônima. Inclua o máximo de detalhes e, se possível, anexe documentos ou fotos que comprovem o fato.

Anvisa
Anvisa (Foto: Divulgação)

CONCLUSÃO 

Por fim, diante desses achados, especialistas e organizações de defesa do consumidor enfatizam a necessidade de uma regulamentação mais rigorosa. Além disso, de maior transparência por parte dos fabricantes.

A inclusão de alimentos ultraprocessados no monitoramento oficial e a disponibilização de informações claras nos rótulos são medidas essenciais para garantir a segurança alimentar da população.

Veja também matéria especial sobre: Arroz, feijão e macarrão vencidos: A interdição de restaurante n°1 em Cuiabá, MT, aciona alerta da Anvisa.

Quer receber avisos de notícias no seu dispositivo? Ative as notificações do TV Foco.

Continua depois da publicidade

Wellington Silva é redator com experiência em produção de conteúdo digital voltado para celebridades, reality shows e entretenimento. Atua na cobertura de famosos, televisão, música e futebol, sempre com foco em organizar informações, analisar diferentes fontes e entregar conteúdos claros e atualizados para um grande volume de leitores. Atualmente, integra o time do site TV Foco, onde também participa da distribuição estratégica das matérias em plataformas digitais. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Ciência da Computação na FIAP, Wellington combina conhecimento em tecnologia com prática em análise e organização de dados. Desenvolve habilidades em lógica de programação, Python e estruturação de informações, aplicando esse olhar analítico no tratamento de conteúdos e identificação de padrões no ambiente digital. Seu trabalho se destaca pela atenção aos detalhes, agilidade e capacidade de lidar com múltiplas demandas, sempre buscando qualidade na informação e boa experiência para o público. Contato: @ueellitu