Globo

Maju quebra padrões e bate de frente com racismo em estreia no Jornal Nacional

Maju Coutinho estreou no Jornal Nacional (Foto: Reprodução)
Maju Coutinho estreou no Jornal Nacional (Foto: Reprodução)

Maju Coutinho movimentou a audiência da Globo nas redes sociais ao apresentar o Jornal Nacional pela primeira vez neste sábado (16). Conhecida após ser garota do tempo no jornalístico, ela entrou no tradicional rodízio do programa para os sábados e as férias dos titulares.

+Hospedado na casa de Lívia, Leo Dias passa por sufoco e revela medo na casa da amiga

E logo em sua estreia, que foi repercutida por algumas pessoas pelo fato de ser a primeira negra a apresentar o jornalístico, ela bateu de frente com o racismo. Em simbologia importante, a Globo deu à jornalista a missão de ler uma nota de esclarecimento contra a prática preconceituosa.

+O Sétimo Guardião: Luz encontra relíquia da irmandade e fica hipnotizada

O supermercado Extra afirmou que não aceita qualquer ato de violência e repudia qualquer forma de racismo”, leu Maju. Ela se referia ao episódio em que um segurança do supermercado assassinou um jovem negro, o que foi visto por algumas pessoas como racismo.

+Record surpreende, dá pausa em novelas bíblicas e prioriza tradicionais

Maju lendo uma nota sobre um episódio do gênero tem um peso mais contundente para o público em geral e para os opressores, como destaca a jornalista Cristina Padiglione em seu blog na Folha de S.Paulo.

MAJU LEVANTA A AUDIÊNCIA DO JORNAL NACIONAL

Como o TV Foco já informou, estreou na bancada do Jornal Nacional na noite deste sábado (16) a jornalista Maju Coutinho. Isso porque seu talento foi reconhecido pela Globo, que a incluiu no rodízio feminino do jornal mais assistido do país ao lado de nomes como Sandra Annemberg.

E a profissional já iniciou com o pé direito essa trajetória que tem de tudo para ser sucesso. Dados prévios de audiência indicam que o noticiário registrou média de 27,3 pontos na grande São Paulo. O JN ainda atingiu 30 de pico, o maior do dia na emissora carioca.

Maju Coutinho na bancada do Jornal Nacional (Foto: Reprodução)
Maju Coutinho na bancada do Jornal Nacional (Foto: Reprodução)

No mesmo horário de exibição, o SBT foi quem conseguiu ficar no segundo lugar, registrando média de 7,8 pontos. A Record fechou na terceira colocação logo na sequência com 6,6. O Jornal Nacional ainda teve 42,1% de participação.

Vale lembrar que, por sere, prévios, os índices podem sofrer alterações quando foram divulgados os números consolidados.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Fernando Lopes

Escreve sobre televisão desde 2013.