Malhação Novelas

Malhação – Toda Forma de Amar trará histórias de amor que se cruzam; saiba detalhes

Parte do elenco de Malhação - Toda Forma de Amar (Foto: Divulgação/Globo)
Parte do elenco de Malhação – Toda Forma de Amar (Foto: Divulgação/Globo)

Malhação – Toda Forma de Amar é ambientada em Duque de Caxias, município mais populoso da Baixada Fluminense, e Ipanema, movimentado bairro da zona sul do Rio. As equipes de cenografia e produção de arte procuraram se aproximar ao máximo da realidade de cada lugar para produzir os cenários que ajudarão a contar as histórias da trama de Emanuel Jacobina. A praça Nossa Senhora da Paz, símbolo de Ipanema, serviu de inspiração para o lugar que a bebê Nina é levada para brincar e tomar sol quase todas as manhãs. As famosas galerias do bairro, com consultórios médicos, lojas, bares e restaurantes também foram reproduzidas na cidade cenográfica e estarão em cena com frequência.

+’Poliana’: Luísa dá flagra em Marcelo e fica em choque, Durval desconfia de Afonso e Mirela desabafa com Dona Branca

O consultório médico de Lígia (Paloma Duarte) e a clínica veterinária de Joaquim (Joaquim Lopes) compõem os cenários principais de Ipanema, assim como loja de roupas esportivas Strenght, onde Serginho (João Pedro Oliveira) trabalha. Com cenário diferenciado, a loja funciona dentro de um contêiner, uma tendência atual de reaproveitamento de construção, realidade já presente no bairro. “Queremos que o espectador se sinta no coração do bairro, circulando pela praça, pelas galerias e pelos bares da rua Farme de Amoedo”, conta Alexis Pabliano, que assina a cenografia da temporada com Felipe Serran.

Mariana Santos em Malhação (Foto: Divulgação)
Mariana Santos em Malhação (Foto: Divulgação)

Para reproduzir o universo de Duque de Caxias, a equipe fez algumas visitas a lugares do município, que tem uma grande quantidade de placas nas ruas e um excesso de informação visual, com cartazes, grafites e letreiros interferindo nas fachadas e nos interiores. Essas características serão reproduzidas na cidade cenográfica construída nos Estúdios da Globo, que recria parte do comércio da região, com pontos de encontro como o “Baixadas”, a lanchonete de Carla (Mariana Santos). A modernidade dos lugares do município vai ficar mais evidente através das manifestações artísticas e culturais. Alguns painéis grafitados foram encomendados ao artista Tico Canato e estarão nos muros das áreas de maior convivência entre os jovens. “Nos meus grafites para essa obra, predominam o conceito do amor. Tentei imprimir uma sensibilidade maior”, conta ele, que tem um ateliê em São Paulo. “Temos um núcleo na cidade cenográfica que chamamos de Baixo Caxias, o point da rapaziada com pizzarias e restaurantes, onde fica o ‘Baixadas’. Ali também fizemos um palco para as rodas de rap, e os painéis do Tico enriquecem esse ambiente”, completa o cenógrafo Felipe Serran.

Verão 90: Manu acaba tudo com Jerônimo, João faz o mesmo com Moana e identidade dos Tigres Siberianos é revelada

Para criar o interior das casas e apartamentos dos personagens, a equipe optou por visitar algumas residências de moradores locais e buscar inspirações. Ao criar a decoração do quarto das adolescentes, como Raíssa (Dora de Assis) e Anjinha (Caroline Dallarosa), a produtora de arte Andrea Penafiel optou por pôsters e fotos da família. “Nas casas que visitei, as meninas sempre tinham um pôster da banda preferida ou de celebridades da TV e fotografias pessoais presas diretamente nas paredes. Outra coisa que observamos é que as pessoas que moram em Caxias dificilmente se mudam para outros municípios, existe uma sensação forte de pertencimento ao lugar e tentamos refletir esse apego e afetividade no cenário”, conta a produtora de arte. A afetividade, aliás, estará presente nos elementos que irão compor a maior parte dos ambientes. “Nas minhas compras para essa temporada, procurei objetos que remetem ao tema, como almofadas com dizeres sobre amor, porta-retrato que mostre mãe e filho, casais, entre outras coisas”, conta Andrea Penafiel. No interior das casas de Lígia (Paloma Duarte), Carla (Mariana Santos) e Marco Rodrigo (Julio Machado), cenários muito presentes na trama, as escolhas foram baseadas principalmente no perfil dos personagens. “A casa da Lígia tem muitas plantas e objetos de arte, é muito acolhedora, e acreditamos que isso combina com o perfil de uma família que adota uma criança. A casa de Carla é bem funcional, as coisas ficam perto uma da outra, porque ela tem a vida agitada e faz muita coisa ao mesmo tempo. E, na de Marco Rodrigo, predomina a ausência de decoração, por ser o ambiente de um homem que não tem muito jeito para arrumar a casa”, explica.

Joaquim (Joaquim Lopes), Lígia (Paloma Duarte), Filipe (Pedro Novaes) e Nina em Malhação (Foto: Globo/João Cotta)
Joaquim (Joaquim Lopes), Lígia (Paloma Duarte), Filipe (Pedro Novaes) e Nina em Malhação
(Foto: Globo/João Cotta)

Malhação – Toda Forma de Amar trará histórias de amor que se cruzam, sejam elas sobre casais, pais e filhos, irmãos ou um grupo de amigos. Prevista para estrear em 16 de abril, a trama é escrita por Emanuel Jacobina, com supervisão artística de Carlos Araujo e direção artística de Adriano Melo.

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

Comentários recentes

CONHEÇA

ASSISTA!

;