Novelas

MalhaçãoNovelas

Malhação: Último dia! Chega ao fim uma das novelas mais longas da Globo que teve 27 temporadas e mais de 6 mil capítulos

Malhação chega ao fim (Foto: Montagem/Thais Teles)

Malhação tem seu último capítulo de reprise exibido pela Globo

Chegou o dia, nesta sexta-feira, 28 de Janeiro, Malhação chegou ao fim. Esta data marca o término de uma era. Após estrear no dia 24 de abril de 1995, a novela juvenil da Globo teve 27 temporadas e ao todo mais de 6 mil e duzentos capítulos.

Seu fim inédito ficou marcado no dia 3 de abril com a temporada Toda Forma de Amar, que foi afetada pela pandemia do Covid-19. Curiosamente a novela se encerrou com o autor que criou a primeira temporada, ou seja, Emanuel Jacobina.

A ideia de Malhação foi fazer uma obra no estilo americano “soap opera”, portanto, uma novela mais longa e dividida por temporadas. Considerada a escola para revelar talentos da Globo, a trama foi responsável por destacar nomes como:

André Marques, Cauã Reymond, Caio Castro, Sophie Charlotte, Nathalia Dill, Marjorie Estiano, Thiago Lacerda, Rafael Vitti, Letícia Colin, Débora Falabella, Roger Gobeth, Juliana Silveira, Ícaro Silva, Henri Castelli, Priscilla Fantin, Fernanda Vasconcellos, Monique Alfradique, Thiago Rodrigues, Thiago Fragoso, Juliana Paiva, Juan Paiva, Alice Wegman, Felipe Simas, Gabriela Medvedovski, Bianca Bin, Danton Mello entre muitos outros.

AUDIÊNCIA

Exibida geralmente no final da tarde/começo da noite, Malhação começou seus primeiros anos fazendo sucesso e sua meta de audiência era de 25 pontos de 1995 até 2007. Destaque para 11ª e 12ª temporadas que bateram a marca de 32 pontos de audiência. Não por acaso esse período foi a temporada da Vagabanda.

Veja também

Já de 2007 até 2014 a meta da emissora baixou para 20 pontos, e de lá para cá diminuiu para 17 pontos.

Nesses últimos anos, a 25ª temporada, vulgo, Viva a Diferença, voltou a elevar a faixa batendo a meta e ganhando até um spin off que é a serie As Five.

Mas, porque falar de audiência? Segundo o que dizem um dos motivos para cancelarem Malhação é que a novela não tem a mesma audiência de antes. Será?

TRISTE FIM E NOVA PROGRAMAÇÃO

Afinal de contas, muitos consideram que a Globo teve um descaso com Malhação que ainda poderia render mais.

Houve uma briga interna entre as direções, por isso, temporadas inéditas como Transformação e Eu quero é ser feliz foram aprovadas, mas logo em seguida canceladas.

Assim, a emissora manteve a marca no ar com as reprises das temporadas de Viva a Diferença (2020) e da temporada Sonhos (2021) que chega ao fim hoje.

Isabella Santoni, Rafael Vitti, Arhtur Aguiar e Bruna Hamú de Malhação Sonhos (Foto: Reprodução/Globo)

A programação sem Malhação ficará com outra faixa de reprise no ar, atualmente Cravo e a Rosa, assim como o Vale a Pena ver de Novo, que será esticada para entregar para a faixa das seis.

Ainda é possível ver Malhação, apesar de não estar mais na TV aberta, quem é assinante Globoplay poderá ver todas as temporadas.

VÍDEO YOUTUBE: Fim da RedeTV! Emissora zera no IBOPE, não dá audiência e tem demissão em massa

Quem escreve

Thais Teles

Apaixonada por desenhos, fã de Jogos Vorazes, admiradora de Frida Kahlo, adora se perder no catálogo da Netflix e se emocionar com Coldplay. Desde menina sempre foi apaixonada por televisão, noveleira assídua desde as tramas alá Maria do Bairro ou intensas como o furacão Carminha. Formada em Publicidade e Propaganda em 2014. Escreve desde que se conhece por gente. Foi no ano de 2017 que integrou oficialmente o time TV Foco e desde então adora fofocar e dar spoilers das novelas. 

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários