Manteiga contaminada com fezes: Comunicado de retirada de popular em país liga alerta da ANVISA
04/06/2025 às 6h30

Manteiga popular em supermercados acabou sendo retirada às pressas após alerta de contaminação e ANVISA ligou o alerta diante da situação
O leite e seus derivados, como manteigas, são fontes essenciais de nutrientes como cálcio, proteínas e vitaminas, fundamentais para o desenvolvimento ósseo, a manutenção da saúde e o funcionamento adequado do organismo humano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por essa razão, esses produtos ocupam papel central na dieta diária de grande parte da população mundial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dada a relevância desses alimentos, torna-se indispensável acompanhar atentamente os alertas e recomendações emitidos pelas autarquias reguladoras, tanto no Brasil quanto em outros países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal de contas, essas instituições garantem que os produtos comercializados atendam a padrões rigorosos de segurança e qualidade, prevenindo riscos à saúde pública.
Inclusive, entre fevereiro e março de 2025, a FDA (Food and Drug Administration), autarquia reguladora dos Estados Unidos, emitiu um alerta impactante envolvendo uma manteiga popular, a qual foi retirada após a detecção de contaminação por fezes, o que ligou o alerta da ANVISA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a partir de informações oficiais do órgão norte-americano, a equipe especializada em fiscalização do TV Foco traz abaixo todas as informações da operação e os riscos que o problema representa.
MAS ATENÇÃO! Antes de prosseguirmos com a matéria, é bom deixar claro que o episódio afetou somente um lote da marca, ou seja, todos os demais lotes e linhas permanecem sendo comercializados normalmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recall da manteiga da Agri-Mark Inc.
Pois é, a detecção ocorreu graças a um comunicado emitido pela própria Agri-Mark Inc., controladora da Cabot Creamery, a qual anunciou um recall voluntário de um lote da sua Manteiga Premium Extra Cremosa com Sal Marinho.
Conforme mencionamos, o fato se deu após a identificação de níveis elevados de bactérias coliformes — indicadores de contaminação fecal — em um lote distribuído em sete estados dos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O recall foi comunicado à FDA em 9 de abril, apesar de ter iniciado no dia 26 de março.

Detalhes do produto e distribuição:
- O lote afetado possui o código 090925-055, validade até 09/09/2025, e é comercializado em embalagens contendo duas barras cada.
- O código UPC do produto é 0 78354 62038 0.
Foram recolhidas 189 caixas, equivalentes a aproximadamente 1.701 libras, distribuídas nos estados de:
- Vermont;
- Nova York;
- Pensilvânia;
- Maine, Connecticut;
- Nova Hampshire;
- Arkansas.
A empresa notificou distribuidores por e-mail, fax e telefonemas, porém ainda não emitiu comunicado oficial à imprensa.
Riscos de contaminação fecal
Essa presença de bactérias coliformes sugere falhas na higiene do processo produtivo e possível contaminação.
Embora nem todas as bactérias desse grupo sejam patogênicas, elas indicam condições propícias para o crescimento de microrganismos perigosos, como E. coli e salmonela, responsáveis por doenças gastrointestinais graves.

Qual é a importância da Cabot Creamery?
A marca Cabot Creamery possui importante posição no mercado norte-americano devido à sua tradição e reputação de qualidade.
Apesar da gravidade do alerta, não há registro até o momento de casos confirmados de doenças vinculadas ao lote contaminado.
No entanto, além do comunicado de recolhimento voluntário, a Agri-Mark Inc. não se manifestou sobre as eventuais revisões internas realizadas antes da distribuição do produto.
Existem manteigas da Cabot Creamery no Brasil?
Não, a Cabot Creamery não tem presença oficial no mercado brasileiro. No entanto, é bem possível encontrar produtos da marca para compra online.
Sendo assim, o fato ligou o alerta da ANVISA devido a essa facilidade da entrada da manteiga premium extra cremosa, a qual foi objeto de recall nos EUA, em solo brasileiro.
Lembrando que as fiscalizações brasileiras estão sempre de olho nesses casos e tomando medidas para proteger os consumidores.
Conclusão:
Em suma, um episódio reforça a necessidade de fiscalização rigorosa e transparência por parte das empresas do setor de laticínios.
A detecção precoce de contaminações e a pronta resposta com recalls voluntários são essenciais para proteger a saúde pública e preservar a confiança dos consumidores em produtos tão importantes quanto o leite e seus derivados.
Mas, para saber mais informações sobre a Vigilância Sanitária e ANVISA, como seus alertas, clique aqui*.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.