EITA

MARCA GIGANTE de VEÍCULOS anuncia fechamento no Brasil e trabalhadores brasileiros se revoltam

26/05/2024 às 13h33

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Grande marca de veículos anuncia fechamento no Brasil (Foto: Reprodução / Internet)

Marca de veículos anuncia fechamento no Brasil e funcionários dispensados ficam revoltados

Uma marca gigantesca de veículos acabou anunciando o fechamento de fábrica no Brasil, cravando uma triste notícia no setor automobilístico. Além disso, centenas de trabalhadores se sentiram lesados com o encerramento de atividades e ficaram revoltados com a situação da empresa. A seguir, confira mais detalhes sobre o assunto.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

A Mercedes-Benz, fundada em 1924, e chegou no Brasil em 1956, com seus caminhões, em São Bernardo do Campo, em São Paulo. Atualmente é considerada uma das principais fabricantes de carros esportivos. No entanto, no ano passado tomou uma decisão que causará impacto na vida de centenas de trabalhadores, com o anúncio de um fechamento.

Vale destacar que, o que estamos falando não se trata de uma falência, apenas uma crise que acarretou o fechamento de sua fábrica no território brasileiro. A Mercedes-Benz, anunciou o fechamento da fábrica de Campinas–SP, até o final do ano de 2024. Esta decisão impactará a vida de 305 funcionários, de um efetivo total de 505 colaboradores alocados na unidade.

Mercedes-Benz fecha fábrica em SP (Foto: Reprodução/ Internet)
Mercedes-Benz anuncia fechamento de fábrica em SP (Foto: Reprodução/ Internet)

Segundo o ‘AutoData’, os demais funcionários fazem parte da área administrativa e serão realocados para a sede da montadora em São Bernardo do Campo. Além dos funcionários que terão que lidar com a demissão, os que continuarão empregados terão que se mudar para a região do ABC paulista.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


De acordo com informações do portal ‘G1’, a fábrica de Campinas será terceirizada. Mediante uma nota enviada ao portal, a montadora alemã disse que busca mudanças para reduzir os impactos sobre os funcionários e escolher as melhores alternativas para todos os envolvidos.

Veja também

Essa terceirização vai fazer com que os novos funcionários recebam um salário menor daqueles que trabalhavam diretamente para a empresa e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, Sidalino Orsi Junior, falou que a única beneficiária nessa situação é a Mercedes-Benz.

A fábrica produzia linhas de montagem de ônibus, mas que atualmente é destinada apenas a operação de logística e à produção de peças e componentes para a fábrica de São Bernardo do Campo.

Fábrica da empresa alemã em São Bernardo do Campo (Foto: Reprodução / Internet)
Fábrica da empresa alemã em São Bernardo do Campo (Foto: Reprodução / Internet)

Posicionamento da Mercedes-Benz

Segundo o portal ‘CNN Campinas’, em uma audiência de mediação promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) no dia 07 de julho de 2023, representantes da Mercedes-Benz do Brasil afirmaram que a decisão pelo encerramento das atividades em Campinas seria irreversível. Pois, conforme a marca, o processo faz parte de “um estudo global para reestruturação da atividade produtiva”.

O encontro ocorreu no edifício-sede do MPT, com uma comissão de trabalhadores da fábrica em Campinas, e representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região. A audiência visava mediar o conflito, iniciado a partir da notícia do fechamento da fábrica, com a demissão de uma parte dos trabalhadores do setor de logística programada para dezembro de 2023, e a outra parte em dezembro de 2024,

Segundo representantes da Mercedes, apenas as fábricas de São Bernardo do Campo e Juiz de Fora continuarão ativas. Além de se posicionar sobre a proposta apresentada, a montadora se comprometeu a trazer o cronograma inicial de encerramento das atividades da fábrica em Campinas, segundo o MPT. Sua assessoria também informou que, a marca não fará nenhum comentário adicional sobre o caso, uma vez que o processo continua em andamento.

Cerca de 300 funcionários serão desligados da empresa com terceirização (Reprodução: Internet)
Cerca de 300 funcionários serão desligados da empresa com terceirização (Reprodução: Internet)

Qual a maior montadora de carros do mundo?

Segundo informações do portal Bloomberg, a montadora Toyota vendeu mais veículos de passageiros do que qualquer outra empresa em 2023, ultrapassando a alemã Volkswagen e se tornando a maior montadora de automóveis do mundo pelo quarto ano consecutivo.

🚨 Mani faz a fila andar? Globo toma estrela do SBT antes de Eliana + Marrone internado  

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.