Agora

Agora

Mais uma GRANDE MARCA de VEÍCULOS anuncia fechamento no Brasil e trabalhadores se revoltam

A grande marca de veículos anuncia fechamento no Brasil (Foto: Reprodução / Internet)
A grande marca de veículos anuncia fechamento no Brasil (Foto: Reprodução / Internet)

Triste notícia no setor automobilístico

Isso porque uma grande marca de veículos anunciou o fechamento de fábrica no Brasil e acabou revoltando os seus colaboradores.

O fechamento da fábrica acarretará em uma demissão de mais de 300 colaboradores, o que acaba contribuindo para o desespero de várias famílias que serão impactadas com essa decisão.

SAIBA MAIS! Triste: Montadora confirma péssima notícia e põe fim em produção de carro amado, que você pode ter

Trata-se da Mercedes-Benz, que foi fundada em 1924. A montadora logo começou a fazer muito sucesso e hoje é uma das principais fabricantes de carros esportivos, inclusive presente na maior competição automobilística do mundo, a Fórmula 1.

A empresa alemã chegou ao Brasil em 1956, mas de maneira curiosa não com seus carros, mas sim com caminhões, inaugurando a sua fábrica em São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Veja também

Sendo assim, a Mercedes-Benz não está decretando falência, porém passa por uma crise no Brasil, assim como várias outras empresas. O setor automobilístico, por exemplo, foi um dos que mais sofreram impactos durante a pandemia.

Porém, mesmo após esse período turbulento, a forte crise mundial continua fazendo com que várias empresas respirem por ‘aparelhos de oxigênio’. A montadora então, resolveu tomar uma decisão radical.

A Mercedes-Benz, anunciou o fechamento da fábrica de Campinas, no interior de São Paulo, até o final do ano de 2024. Esta decisão impactará a vida de 305 funcionários, de um efetivo total de 505 colaboradores alocados na unidade.

A empresa é uma das grandes montadoras do mundo (Reprodução: Internet)
A empresa é uma das grandes montadoras do mundo em veículos (Foto: Reprodução / Internet)

Os demais funcionários fazem parte da área administrativa e serão realocados para a sede da montadora em São Bernardo do Campo. Os funcionários não só terão que lidar com a demissão, quanto os que continuarão empregados terão que mudar os seus hábitos, se mudando para a região do ABC paulista.

De acordo com informações do portal G1, a fábrica de Campinas será terceirizada e estão previstas para dezembro de 2023. Através de uma nota enviada ao portal do Grupo Globo, a montadora alemã busca mudanças para reduzir os impactos sobre os funcionários e escolher as melhores alternativas para todos os envolvidos.

Essa terceirização vai fazer com que os novos funcionários recebam um salário menor daqueles que trabalhavam diretamente para a empresa e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, Sidalino Orsi Junior, falou que a única beneficiária nessa situação é a Mercedes-Benz.

A fábrica produzia linhas de montagem de ônibus, mas que atualmente é destinada apenas a operações de logística e à produção de peças e componentes para a fábrica de São Bernardo do Campo.

Fábrica da empresa alemã em São Bernardo do Campo (Reprodução: Internet)
Fábrica da empresa alemã de veículos em São Bernardo do Campo (Foto: Reprodução / Internet)

O QUE DIZ A EMPRESA DE VEÍCULOS?

Em uma nota divulgada pelo sindicato, afirmaram que é o momento do poder público atender os trabalhadores e suas famílias, que sofrerão sérios impactos com a perda da renda.

Eles protestam a manutenção dos seus empregos, salários e direitos dos 500 colaboradores que integram o quadro na planta industrial da fábrica de Campinas.

A Mercedes-Benz reafirma que o objetivo das demissões e reestruturações é a otimização dos processos produtivos. Enquanto isso, os representantes dos colaboradores juntamente com o sindicato, estão buscando reuniões urgentes com o Poder Executivo nas esferas municipal, estadual e federal para discutir o assunto.

 

 

🚨 Substitutos de Ana Maria batem boca + Ator diz que foi humilhado pela Globo + Adeus Rodriguinho?

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Diego Laureano

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]