Agora

Agora

Altamente tóxico e risco à saúde: A marca PROIBIDA pela ANVISA arrancada dos mercados e situação hoje (21)

Marca proibida pela ANVISA tirada dos mercados por risco à saúde (Reprodução/Montagem TV Foco)
Marca proibida pela ANVISA tirada dos mercados por risco à saúde (Reprodução/Montagem TV Foco)

A marca proibida pela ANVISA arrancada dos mercados por risco à saúde

A famosa marca queridinha por milhares que foi proibida e arrancada dos mercados por decreto da Anvisa, que alegava produtos altamente tóxicos e até mesmo risco à saúde dos seres.

Portanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, no ano de 2022, a comercialização, distribuição, manipulação e uso de dois lotes do ingrediente propilenoglicol. A substância comercializada pela empresa Tecnoclean Industrial Ltda. pode estar ligada à morte de pelo menos 40 cachorros nas últimas semanas e, segundo o órgão, há a possibilidade de distribuição também em fábricas de alimentos de uso humano.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fez análises e constatou que os petiscos caninos foram produzidos com propilenoglicol e contaminados por etilenoglicol, “substância extremamente tóxica quando ingerida”. A pasta então acionou a Anvisa ao indicar a possibilidade de distribuição do produto contaminado para fábricas de alimentos para humanos.

“Considerando que o propilenoglicol é um aditivo alimentar permitido para alimentos de consumo humano, a Avisa decidiu publicar uma medida preventiva, proibindo a utilização e determinando o recolhimento dos dois lotes do produto contaminado com etilenoglicol, para evitar que os produtos sejam utilizados na fabricação de alimentos”, informou a agência na época.

Além disso, a Vigilância Sanitária ainda determinou o recolhimento dos lotes AD5035C22 e AD4055C21 da substância. A agência frisa que o etilenoglicol encontrado é “um solvente orgânico altamente tóxico”.

Veja também

Contudo, identificada pelo Ministério da Agricultura como a fornecedora de matéria-prima para a Bassar Pet Food, fabricante de petiscos para cães, a Tecnoclean informou na semana passada que adquiriu a substância propilenoglicol de uma importadora e a revendeu. “A Tecnoclean Industrial Ltda afirma que não fabrica propilenoglicol, tendo comprado da empresa A&D Química Comércio Eireli e revendeu ao mercado nacional como distribuidora”, disse em nota.

O que acontece caso o cliente consuma as substâncias?

O etilenoglicol é um solvente orgânico altamente tóxico que causa insuficiência renal e hepática, podendo inclusive levar à morte, quando ingerido.

Produtos da Tecno Clean Industrial Ltda (Reprodução/Internet)
Produtos da Tecno Clean Industrial Ltda (Reprodução/Internet)
Produtos proibidos da ANVISA (Reprodução/Internet)
Produtos proibidos da ANVISA (Reprodução/Internet)
Substância tóxica nos produtos proibidos (Reprodução/Internet)
Substância tóxica nos produtos proibidos (Reprodução/Internet)

🚨 Casa de Vidro no BBB24? + Fãs de Davi pedem a expulsão de Yasmin Brunet + Jojo recebe convite de Bolsonaro 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Luiza Lefundes

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.