ALERTA!

Shampoo e sabonete PROIBIDOS pela Anvisa: A retirada às pressas de marca AMADA pelas mulheres no Brasil

19/04/2024 às 11h11

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Marcas queridas de shampoo e sabonete são proibidos pela Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

Marcas de shampoo e sabonete foram barradas pela autarquia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é um dos principais órgãos do governo, sendo o grande responsável pelo controle e fiscalização de alguns produtos e serviços no Brasil. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a proibição da Anvisa contra marcas de shampoo e sabonete muito amadas pelas mulheres que foram retiradas às pressas das lojas.

Segundo o portal oficial do Governo Federal, via publicação na aba da Imprensa Nacional, no ano de 2018, a Anvisa proibiu a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do cosmético The First Shampoo 2.0 Sweet Profissional. O produto, fabricado pela empresa Titânia Indústria de Cosméticos Ltda EPP, não possuía registro ou notificação na agência.

A falta de registro na Anvisa também motivou a proibição da fabricação e comercialização do Shampoo Erva Doce Álcool, 5L; do Condicionador Ecco, 5L, e do Sabonete Líquido Erva Doce, 5 L. Os produtos são fabricados por Ecco Brasil Ecological Cosmetics Ltda. As empresas promoveram a remoção dos produtos.

Marca de shampoo foi proibida devido falta de registro na Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)
Marca de shampoo foi proibida devido falta de registro na Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

Ambas proibições se encontram na publicação do dia 19/07/2018 no Diário Oficial da União (DOU), mediante a RESOLUÇÃO-RE Nº 1.891, DE 16 DE JULHO DE 2018, para o cosmético The First Shampoo 2.0 Sweet Profissional. E RESOLUÇÃO-RE Nº 1.892, DE 16 DE JULHO DE 2018, para os produtos Shampoo Erva Doce Álcool, 5L; do Condicionador Ecco, 5L, e do Sabonete Líquido Erva Doce, 5 L.

Ausência de pronunciamentos

Após apurações realizadas sobre os casos, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações das empresas a respeito do ocorrido. Entretanto, vale lembrar que, o espaço continua em aberto para que as mencionadas possam expor suas versões dos fatos.

Situação hoje

Pelo que se sabe, segundo as informações divulgadas pelo portal ‘EconoData’, ambas as empresas seguem em funcionamento no mercado. Entretanto, a empresa antes conhecida como Titânia Indústria de Cosméticos Ltda EPP, com o CNPJ nº 13.239.832/0001-07, agora opera pelo nome de Yuzi Indústria de Cosméticos – LTDA.

Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

Qual o papel da Anvisa?

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as atividades da área no País. A Anvisa também é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.

Anvisa
Sabonete
Shampoo
Kelly Araújo

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.