Celebridades

Inveja, perseguição e inferno: Apresentador homossexual do Jornal Nacional vive pesadelo nos bastidores e pede demissão da Globo

Matheus Ribeiro e William Bonner na Bancada do JN (Foto: Globo)
Matheus Ribeiro e William Bonner na Bancada do JN (Foto: Globo)

Primeiro apresentador homossexual do Jornal Nacional pede demissão da Globo por suposta inveja, perseguição, fofocas e represália

Com certeza você já viu o rostinho de Matheus Ribeiro no rodízio do Jornal Nacional. O jornalista participou do plantão feito aos fins de semana em comemoração aos 50 anos do jornalístico. Na noite de ontem, quarta-feira, 8, o colunista Leo Dias revelou que o apresentador pediu demissão da TV Anhanguera (afiliada da Globo em Goiás).

Mas, o que levaria um apresentador, que conseguiu comandar o Jornal Nacional, a pedir demissão ao invés de insistir em seu crescimento dentro do canal? Intrigas, humilhação, perseguição e um salário muito baixo.

O apresentador, que ganhou projeção nacional ao ser o primeiro homossexual assumido a apresentar o Jornal Nacional, estava insatisfeito com as condições de trabalho e proibições que lhe foram feitas nos últimos dias. De acordo com o Notícias da TV, a gota d’água para a demissão de Matheus Ribeiro foi o corte de salário para menos da metade do valor interior  – a redução não foi motivada pelo coronavírus.

+ BBB20: Ivy continua fora da realidade e dispara que Babu não terá emprego fora da casa

Antes, Matheus Ribeiro recebia em torno dos R$ 8 mil. O valor foi estabelecido em contrato feito há quatro anos, quando o jornalista foi colocado como apresentador do Jornal Anhanguera – 2ª edição. A emissora não chegou a promove-lo oficialmente e o manteve sob o registro de repórter, mas aumentou seus vencimento com um esquema de horas-extras. Contudo, Matheus nunca foi obrigado a cumprir as horas a mais.

Segundo o Notícias da TV, em março, caiu na conta bancária de Matheus Ribeiro menos da metade do valor combinado, algo em torno dos R$ 3,9 mil, algo discrepante dos padrões Globo para um apresentador de telejornal.

Ao questionar a diretoria sobre a redução salarial, Matheus Ribeiro foi informado que aquele seria seu salário, uma vez que ele não estava cumprindo as duas horas a mais diárias previstas em contrato. Ele tentou contornar a situação, mas a emissora não cedeu.

Na quarta-feira, 8, Matheus Ribeiro se quer compareceu à TV Anhanguera. Apenas mandou um email à diretora de redação, Brenda Freitas no qual solicitou sua recisão indireta de contrato e listou os diversos motivos que o levaram a se desligar do canal. Entre eles, a redução salarial e as advertências por  suas publicações nas redes sociais.

Matheus Ribeiro e William Bonner na Bancada do JN (Foto: Globo)
Matheus Ribeiro e William Bonner na da TV Anhanguera (Foto: Globo)

Inveja e ciúmes

Desde que foi escalado para participar do rodízio e plantonistas do Jornal Nacional, Matheus Ribeiro despertou uma ciumeira em boa parte dos âncoras da TV Anhanguera. Ele esteve na bancada em novembro, e desde então passou a ser alvo de fofocas e comentários maldosos nos corredores da emissora.

O apresentador também começou a sofrer represálias, antes suas sugestões de pautas e de melhorias para o telejornal do qual era titular eram bem aceitas. Repentinamente, deixaram de ser consideradas.

Redes Sociais

Nesta semana, ele havia anunciado aos seguidores que faria uma live em suas redes sociais. Assim que a chefia tomou conhecimento, proibiu Matheus Ribeiro alegando que ele só poderia fazer tais transmissões pelas plataformas oficiais da emissora.

Além disso, Mateus Ribeiro recebeu a ordem de apagar uma publicação que havia feito com sua massagista. A emissora entendeu que ele estava fazendo propaganda, algo proibido para todos os jornalistas da Globo.

Procurada para comentar o desligamento de Matheus Ribeiro, Brenda Freitas, diretora de Jornalismo da TV Anhanguera, não atendeu aos telefonemas e também não respondeu aos contatos feitos.

Matheus Ribeiro na Bancada do JN (Foto: Globo)
Matheus Ribeiro na Bancada do JN (Foto: Globo)

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Thainá Rambaldo

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, trabalho na área há cinco anos e tenho experiência em TV, rádio, agência de publicidade, redação, atendimento, assessoria de imprensa, planejamento de mídias digitais, apresentação, edição de vídeo e imagem.

No TV Foco escrevo sobre TV e Famosos, faço críticas e o balanço do dia das audiências prévias da televisão.