RIVALIDADE

McDonald’s vs Burger King: veja opiniões e campanhas polêmicas


McDonald's e Burger King vivem rivalidade histórica (Foto: Reprodução/R7)

Existe uma grande rivalidade entre o McDonald’s e o Burger King mundialmente. As duas redes de fast food já protagonizaram provocações através de publicidades ao longo dos anos e até hoje costumam se alfinetar em determinadas campanhas.

McDonald’s vs Burger King: como começou a rivalidade?

McDonald’s e Burger King vivem uma intensa competição pelo título de rede de fast food mais consumida desde os anos 1980, quando se estabeleceu a “guerra do hambúrguer”, como é conhecida no setor. Uma das características que o BK usa para atacar o concorrente é o fato de grelhar a carne, em vez de fritá-la como o restaurante do palhaço.

McDonald’s vs Burger King: qual deles lidera o mercado hoje?

De acordo com a revista QRS, o McDonald’s lidera em termos de lucratividade no setor de hambúrgueres e batata frita há décadas, emplacando uma derrota contra o Burger King. Para se ter uma ideia, o lucro da rede do palhaço em 2020 foi de US$ 5,31 bilhões. Já o concorrente faturou ‘apenas’ US$ 1,60 bilhão.

McDonald’s vs Burger King: qual é a opinião do público?

O Burger King costuma fazer campanhas mais agressivas contra o McDonald’s do que a rede do palhaço. Nas redes sociais, o público costuma engajar esse tipo de conteúdo e enche de likes propagandas que incentivem uma rivalidade entre os dois restaurantes. Essa guerra entre as marcas também costuma repercutir em páginas de repercussão de notícias nas redes sociais, como o Instagram e o Twitter.

Guerra do hambúrguer: confira campanhas polêmicas

Ronald no Burger King

O Burger King veiculou uma propaganda em provocação ao McDonald’s, no Brasil, em maio de 2023. O comercial em questão começava mostrando os pés de um palhaço, que logo em seguida se revelada Ronald, filho do ex-jogador Ronaldo Fenômeno.

A publicidade, claro, era uma referência ao mascote da empresa concorrente e servia para anunciar o “Menu Todo Dia”, com quatro opções de lanches a R$ 9,90 diariamente.

Esta não foi a primeira vez que o restaurante usa a imagem do palhaço para fazer provocações em publicidades no Brasil. Desde que a marca se popularizou no país, alguns comerciais com teor de humor acabaram fazendo sucesso nas redes sociais, tendo repercussão positiva.

ChatGPT: Qual o hambúrguer mais icônico do mundo?

Em junho de 2023, o McDonald’s divulgou uma campanha em peças de mobiliário urbano, na cidade de São Paulo, em que trazia a resposta do ChatGPT para a pergunta: “Qual é o hambúrguer mais icônico do mundo?”. A inteligência artificial responde: “O hambúrguer mais icônico do mundo provavelmente é o Big Mac”.

O Burger King apostou em uma ‘resposta’ irônica à rede concorrente com a pergunta “E qual o maior?” ao ChatGPT. A inteligência artificial creditou a vitória ao Whopper, principal lanche da marca americana, devido ao tamanho do sanduíche e à quantidade de ingredientes.

Burger King e It – A Coisa: Campanha Never Trust a Clown

O lançamento do filme “It – A Coisa”, em 2017, levou milhões de pessoas aos cinemas em todo o mundo. Para aproveitar a narrativa e ainda por cima provocar o McDonald’s, o Burger King lançou uma publicidade para os créditos que aparecem após o fim do longa com a frase: “A moral é: Nunca acredite em um palhaço”.

Campanha "Nunca acredite em um palhaço", do Burger King (Foto: Reprodução/Twitter)
Campanha “Nunca acredite em um palhaço”, do Burger King (Foto: Reprodução/Twitter)

Fantasia de Halloween do Burger King

Umas das campanhas que mais viralizaram nas redes sociais foi a do Halloween, em outubro de 2016. O BK “fantasiou” uma de suas unidades em Nova York, nos Estados Unidos, com um grande pano escrito “McDonald’s”, e embaixo “Bu! Brincadeira, nós ainda grelhamos no fogo os nossos hambúrgueres”.

O pano branco, com tons de improviso, servia para dar uma ideia de fantasia de fantasma. O Whopper, que vem embalado apenas em papel, ganhou uma caixinha branca com o nome do restaurante concorrente em caneta, para simular a embalagem do Big Mac e de outros lanches da rede do Ronald McDonald.

Burger King se 'fantasiou' de McDonald's no halloween (Foto: Reprodução/Twitter)
Burger King se ‘fantasiou’ de McDonald’s no halloween (Foto: Reprodução/Twitter)

Whopper grátis para quem “queimar” anúncios do McDonald’s

A primeira campanha de publicidade agressiva do BK contra a concorrente ocorreu em 2019, quando a rede de fast food lançou no aplicativo uma função chamada “Anúncio Grelhado”.

Segundo as regras, o cliente teria que localizar um anúncio do McDonald’s em outdoors, anúncios de revista e cupons de desconto, apontar a câmera e transformar a publicidade em uma propaganda do Burger King.

Em troca, o usuário do app ganharia um cupom com direito a retirar um Whopper em um restaurante escolhido. Apesar da grandiosidade do trabalho, essa companha gerou incertezas por parte da rede do rei do hambúrguer na imprensa, que acreditou que esse tipo de publicidade agressiva é comum nos Estados Unidos, mas não no Brasil.

O vídeo desta campanha, inclusive, saiu do ar na plataforma oficial do restaurante no YouTube, nos últimos anos.

Campanha "Anúncio Grelhado" (Foto: Divulgação/BK)
Campanha “Anúncio Grelhado” reforçou rivalidade entre as empresas (Foto: Divulgação/BK)

De qualquer forma, a ideia era distribuir nada menos que meio milhão de lanches por todo o país durante uma semana. Esse tempo curto da campanha serviu para evitar que o Conar, órgão que regulamenta propagandas no Brasil, retirasse os comerciais do ar.

O McDonald’s, vale ressaltar, respondeu através de representantes na época que não rebatia provocações de um “rival de menor porte” para não dar audiência, de acordo com o Estadão.

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Conclusão

Apesar das duas marcas serem as principais no ramo de fast foods, as campanhas que rivalizam entre si funcionam como uma boa forma de esquentar o mercado e também para valorizar o marketing das empresas em casa país.

Enquanto o BK costuma usar o humor e a concorrência para chamar atenção nas publicidades, a marca do palhaço foca apenas em suas conquistas e feitos em termos de números. Em resumo, as duas empresas costumam se atacar, entretanto, de formas diferentes.

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco. Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br