Médica faz alerta sobre doença que atingiu André Marques: “Sequelas prolongadas”

Especialista médica faz alerta geral sobre esta doença que atingiu o apresentador André Marques: "Sequelas prolongadas"
3 min de leitura
Médica faz alerta sobre doença que atingiu André Marques (Foto: Reprodução)

Médica faz alerta sobre doença que atingiu André Marques (Foto: Reprodução)

Médica alerta doença que atingiu o apresentador André Marques

André Marques, reconhecido como ator e apresentador de TV que fez fama na Globo, revelou ter tido uma doença, ao vivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, pensando no artista, uma especialista médica faz um alerta ao público geral sobre a doença em si.

De acordo com apurações dos especialistas em saúde do portal TV FOCO, entenda a doença que André Marques teve e as indicações da médica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Médica faz alerta sobre doença que atingiu André Marques (Foto: Reprodução)
Médica faz alerta sobre doença que atingiu André Marques (Foto: Reprodução)

Médica avalia doença que André Marques teve

A princípio, André Marques relatou sobre a doença ao vivo, em rede nacional, sobre ter contraído a doença chikungunya, em 2016.

“Parecia que estava aleijado, eu não conseguia me mexer. Eu estava com uma dor insuportável. Eu não conseguia levantar para fazer pipi. Foi um negócio bem grave.”, revelou ele no Bem Estar, da Globo.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A saber, a doença chikungunya nada mais é que uma arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

“A inflamação anda no seu corpo. Eu tinha uma dor na mão que não conseguia segurar um copo, não estou exagerando. Eu não conseguia segurar o celular e mandar uma mensagem.”, contou André Marques.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O grande erro, foi que eu acordei um dia com dor nenhuma. Estou bom! E dois dias depois a dor vem de novo extremamente forte”, explicou sobre os sintomas.

Apresentador contou tudo no Bem Estar (Foto: Globo)

De acordo com reportagem da CARAS Brasil, a médica Carolina Lázari, especialista infectologista e patologista clínica, o quadro do ator revelou alerta ao público sobre a doença.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Diferente da dengue, cuja fase mais grave costuma ocorrer no início da infecção, a chikungunya preocupa pela capacidade de deixar sequelas prolongadas“, alerta a médica.

“As dores articulares, típicas da infecção, podem persistir por meses e, em cerca de 40% a 50% dos pacientes, se tornar crônicas, com quadros de inflamação e até lesões permanentes nas articulações”, explica à CARAS.

Alerta sobre a chikungunya

De acordo com a médica, somente no ano passado, os números de casos de chikungunya saltaram para quase 45% a mais em relação a 2023.

Segundo a publicação, em 2025 há maiores incidências da doença concentradas em estados como o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Por fim, a chikungunya pode ser fatal, ainda mais em pessoas que tenham comorbidades, atingindo cruelmente crianças e idosos.

Chikungunya (Foto: Reprodução)

“Enquanto a vacinação em larga escala não acontece, manter os cuidados para eliminar focos de água parada e evitar a proliferação do Aedes aegypti continua sendo a principal estratégia para prevenir a chikungunya e outras doenças transmitidas pelo mosquito”, concluiu a médica.

Considerações finais

Apesar da doença de André Marques ter sido revelada em 2016, no Bem Estar, da Globo, os casos de chikungunya cresceram exponencialmente nos últimos anos, fazendo com que médica especialista analizasse o caso do ator e revelasse causas, sintomas e formas de prevenção como alerta geral à população.

Especialista faz alerta sobre luto de Tati Machado após perda de bebê: “Avassalador”

Autor(a):

Gustavo Melo é redator do site TV Foco, com forte atuação na cobertura de cultura pop, televisão e celebridades. Apaixonado por cinema clássico e contemporâneo, é cinéfilo crítico, colecionador de filmes, livros e discos de vinil. Seu olhar nostálgico sobre a mídia é equilibrado por uma análise atual e antenada das tendências do entretenimento. Gustavo também é reconhecido por sua habilidade em conectar referências do passado com o que está em alta nas redes sociais. Email: gustavo.m@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile