Agora

Agora

RISCO e anúncio da ANVISA: Medicamento proibido em farmácias é o mais vendido no Brasil e você precisa saber

Anúncio da Anvisa sobre medicamento proibido vendido no Brasil (Reprodução: Montagem TV Foco)
Anúncio da Anvisa sobre medicamento proibido vendido no Brasil (Reprodução: Montagem TV Foco)

Medicamento proibido em farmácias é o mais vendido no Brasil

Um medicamento proibido em muitas farmácias ao redor do mundo é o mais vendido no Brasil, a Anvisa se posicionou sobre o produto e você precisa saber sobre esse remédio, que com certeza já usou.

É muito comum os brasileiros terem uma caixa recheada de remédios, para todos os tipos de situações corriqueiras, como um mal-estar, dor de cabeça, gripe, mas há um bastante comum que não pode ser usado e vendido em muitos países.

De acordo com os dados divulgados pela Anvisa, em 2022, mais de 215 milhões de doses do Dipirona foram vendidos no Brasil, sempre se figurando entre os mais vendidos nas farmácias.

Dipirona é um dos mais vendidos no Brasil (Reprodução: Internet)
Dipirona é um dos mais vendidos no Brasil (Reprodução: Internet)

Porém, o que poucos sabem é que em outras partes do mundo, principalmente no Estados Unidos e alguns países da Europa, a sua comercialização é proibida há décadas.

Segundo o ‘G1′, um dos grandes motivos é um possível efeito colateral que pode ser causado pelo Dipirona, a agranulocitose, que é uma alteração grave no sangue que pode levar até mesmo a morte.

Veja também

Isso gerou uma grande polêmica, já que ao longo dos anos diversas pesquisas sobre o medicamento foram feitas, e grande parte delas tiveram resultados diferentes, e a Anvisa decidiu se pronunciar sobre a venda no Brasil.

Ainda segundo o site da Globo, em 2001’, a agência realizou um evento chamado ‘Painel Internacional de Avaliação de Segurança da Dipirona’, onde chegaram a uma conclusão final sobre o perigo que poderia causar aos consumidores.

“As conclusões do painel foram que há consenso de que a eficácia da dipirona como analgésico e antitérmico é inquestionável e que os riscos atribuídos à sua utilização em nossa população são baixos”, disseram em um anuncio oficial.

A Anvisa é responsável por fazer o controle de todos os produtos para consumo (Reprodução: Internet)
A Anvisa é responsável por fazer o controle de todos os produtos para consumo (Reprodução: Internet)

Quando a Dipirona foi criada?

A Dipirona foi criada em 1920, pela farmacêutica alemã Hoechst AG.

🚨 Davi vai ser expulso no BBB24? + Ivete é INTERNADA + Jojo é traída e se VINGA

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA