Médico revela os primeiros sinais, além do esquecimento, que indicam Alzheimer

Saiba tudo sobre os primeiros sinais que indicam Alzheimer, sendo um alerta médico para os idosos 60+ em 2025
Desta vez, você irá conhecer os primeiros sinais que passam muitas vezes despercebidos pelos mais velhos, mas que podem indicar Alzheimer. Desse modo, os sintomas vão muito além do esquecimento, com os brasileiros devendo se informar quanto antes sobre a doença.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são do Saúde em Dia, que divulgou a notícia no seu portal oficial. Agora, o time de especialistas no TV Foco traz os detalhes. Tudo de acordo com o informado pelo site. Além disso, com a sua própria redação.
Sabendo disso, o Alzheimer é um distúrbio neurodegenerativo progressivo que afeta as funções cerebrais de milhões de pessoas por todo o país e no mundo. No geral, as pessoas com mais de 60 anos são as mais afetadas, mas os jovens também podem ser afetados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o Ministério da Saúde estima que cerca de 1,2 milhão de pessoas convivem com o problema e 100 mil novos casos são diagnosticados todo ano, sendo um tema que preocupa bastante a população mais velha.
Nesse contexto, você deve conhecer agora os primeiros sinais que surgem no estágio inicial da doença, indo muito além da falta de memória:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
- Se perder em um caminho já conhecido;
- Esquecimentos que atrapalham a vida doméstica e financeira;
- Ficar repetitivo;
- Apresentar dificuldade para se comunicar;
- Problemas na execução de tarefas e planejamento;
- Alterações comportamentais;
Portanto, o ideal é buscar um médico assim que algum desses sintomas se manifestar, garantindo uma melhor qualidade de vida ao indivíduo.

Clique aqui para saber mais a respeito do Alzheimer e notícias relacionadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como diagnosticar a doença?
O diagnóstico do Alzheimer é clínico e feito durante uma consulta. Assim, o profissional faz uma anamnese com o paciente e com seus familiares para entender as características das queixas da pessoa, que pode estar sofrendo da doença.
Nessa análise, será considerado o histórico de vida e familiar do paciente. Além disso, alguns exames podem ser realizados após a consulta, como:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Exames de imagem como tomografia ou ressonância magnética de crânio (para excluir outras causas biológicas para os sintomas);
- Punção de líquor (análise de biomarcadores que evidenciam presença da doença);
- Exame de sangue (avalia o risco para a doença por meio da quantificação da proteína beta amiloide 42 e 40 no sangue).
Conclusões finais
Por fim, os pacientes mais velhos e idosos devem ficar atentos com os alertas médicos, além de prestar atenção nos sinais silenciosos. Assim, você garante mais qualidade de vida em 2025, com a sua saúde vindo em primeiro lugar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Rafael Silva
Rafael Silva, 31 anos, é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Potiguar. Apaixonado por escrita e leitura desde a juventude, encontrou no jornalismo de entretenimento sua verdadeira vocação. Atua como Redator Web, acompanhando diariamente a vida de famosos e celebridades por meio das redes sociais, com foco na produção de matérias informativas e pautadas no respeito. Seu trabalho se destaca pela busca constante por apuração cuidadosa e compromisso com a veracidade dos fatos. Contato: [email protected]