EITA

Metrô de SP e CPTM de gratuito: Milhões de passageiros, além de idosos, têm isenção da tarifa em 4 passos

04/07/2024 às 23h33

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Metrô / CPTM - Montagem TVFOCO

Milhões de passageiros em SP tem direito a usar o transporte público de forma gratuita. A novidade sobre a isenção da tarifa promete ser uma grande novidade e presente

Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que diariamente milhões de pessoas dependem do transporte público. Em São Paulo, por exemplo, os trabalhadores costumam usar o metrô e as linhas da CPTM para se locomover.

Entretanto, temos uma excelente notícia que pode beneficiar quase 2 milhões de pessoas. Acontece que eles possuem isenção da tarifa dos transpores em São Paulo e muitos nem sabe. Em suma, o Governo de São Paulo e a CPTM possuem o projeto do bilhete para desempregados da CPTM.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo informações do portal da CPTM, o projeto dá acesso integrado gratuito à CPTM e ao Metrô para os brasileiros desempregados. Entretanto, é preciso deixar claro que o cidadão deverá estar desempregado há mais de 30 dias para ganhar a isenção na tarifa do transporte público.

O trabalhador também deverá ter no mínimo de 6 meses de experiência em sua última empresa. O prazo para aderir ao programa é de até seis meses após a demissão da empresa. O processo é realizado na estação de metrô Palmeiras Barra Funda, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exceto feriados.

Continua após o Veja Também

Veja também

Quatro passos simples para realizar o bilhete do desempregado:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Ir até a estação do metrô Palmeiras Barra Funda;
  • Levar o RG (ou um documento oficial com foto);
  • CPF;
  • Recisão do contrato de trabalho;
  • Carteira de trabalho, física ou digital contando a baixa no último emprego.

Vale lembrar que o bilhete único desempregados funciona durante 90 dias. Segundo dados do IBGE, o estado de São Paulo, possuí cerca de 2 milhões de desempregados. Outra grande notícia é que os idosos com mais de 60 anos também não pagam a tarifa nos transportes públicos.

Qual a diferença entre metrô e CPTM?

Segundo informações do UOL, em São Paulo, os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) são movidos a energia elétrica, assim como os do metrô. Mas oferecem serviços bem diferentes. Os trens da CPTM são maiores que os do metrô. Transportam mais passageiros ao mesmo tempo, mas têm um tempo de espera também maior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como funciona a passagem gratuita aos domingos em São Paulo?

A cidade de São Paulo agora tem ônibus gratuitos aos domingos, de 0h às 23h59. A medida foi anunciada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) e vale para todas as linhas da cidade. A iniciativa visa a incentivar o uso do transporte público, ampliar o acesso ao lazer, parques, centros esportivos, eventos culturais, melhorar a economia e a oferta de empregos.

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

CPTM
metrô
Kelves Araújo

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.