SBT

Ministério da Justiça dá desculpa curiosa para reclassificar novela do SBT

"Um Caminho para o Destino" (Foto: Divulgação) sbt
“Um Caminho para o Destino”, é reclassificada pelo Ministério da Justiça (Foto: Divulgação)

O Ministério da Justiça, órgão responsável por definir a classificação indicativa dos programas televisivos que vão ao ar no país, frequentemente surpreende as emissoras de TV com suas decisões. Algumas delas, inclusive, chegam quando o produto já está no ar, o que geralmente força o canal a fazer cortes na atração para adequá-la ao horário estabelecido pelo órgão.

Quem sofreu recentemente com isso foi o SBT. É que mais uma novela mexicana adquirida pelo canal, “Um Caminho Para o Destino”, foi reclassificada de “livre” para “não recomendada para menores de 10 anos”. Até aí, tudo bem. Não causaria estranheza se não fosse uma das motivações apontadas pelo órgão para reclassificar o folhetim.

+Audiência do Fla-Flu dessa quarta-feira (1) é a maior desde 2004 na Globo

De acordo com informações obtidas pela jornalista Patricia Kogut, o Ministério da Justiça resolveu mudar a faixa etária recomendada pelo fato da trama conter  “supervalorização da beleza física, bullying, preconceito, ato violento, agressão verbal e morte intencional”. O primeiro termo, “supervalorização da beleza”, não é nada comum em reclassificações do tipo.

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA RECLASSIFICA NOVELA QUE JÁ ACABOU

Exibida entre janeiro e setembro desse ano, a novela “O Que a Vida Me Roubou” só foi reclassificada pelo Ministério de Justiça após o término de sua exibição no SBT. A novela mexicana tinha a atriz Angelique Boyer como a protagonista.

De acordo com informações da jornalista Patrícia Kogut, a trama – que era exibida no fim de tarde e início da noite – era livre, mas houve um primeiro pedido para que o folhetim fosse alterado para “não recomendado para menores de 10“, logo depois “para 12 anos“.

Não satisfeitos com a edição da emissora de Silvio Santos, alegando que “os ajustes realizados pela emissora não foram suficientes para sustentar essa classificação“, o MJ pediu para que a trama “não fosse recomendada para menores de 14 anos“. Agora não precisa mais, não é?

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Fernando Lopes

Escreve sobre televisão desde 2013.