Xuxa Meneghel

Misturando diversão e conhecimento, Xuxa Meneghel se tornou a principal referência de sucesso nos anos 90

Como a ex-apresentadora da Globo e atual contratada da Record, Xuxa Meneghel conseguiu se tornar uma das principais referências para as crianças de anos atrás? (Foto: Divulgação)
Como a ex-apresentadora da Globo e atual contratada da Record, Xuxa Meneghel conseguiu se tornar uma das principais referências para as crianças de anos atrás? (Foto: Divulgação)

Com quase 40 anos de carreira, a famosa ex-contratada da Globo Xuxa Meneghel é considerada um grande marco dos anos 90

Aos 56 anos, Maria da Graça Meneghel ou Xuxa Meneghel, como é mais conhecida, é considera uma das maiores apresentadoras e comunicadoras do Brasil. Além disso, a loira também está entre as mulheres mais bem pagas do país. Mas como a ex-contratada da Globo conseguiu conquistar tudo o que tem hoje? Tá uma pergunta que muitos internautas fazem, que pode ser respondida com apenas duas palavras: perseverança e talento. Contudo, a história da artista começou anos atrás.

No dia 27 de março de 1963 na cidade de Santa Rosa, no interior do Rio Grande do Sul, nascia a futura rainha dos baixinhos. E ao contrário do que muitos pensam, o famoso apelido profissional surgiu quando ainda era recém nascida, quando o seu irmão a viu pela primeira vez, entretanto, Xuxa só começou a usar o nome dado por seu parente em 1988. Quando a apresentadora completou seus 7 anos, foi obrigada a se mudar com a família para o Rio de Janeiro, por conta da profissão do pai, militar.

Oito anos depois, Xuxa Meneghel foi descoberto por um funcionário da Bloch Editores, enquanto fazia uma viagem de trem. Logo em seguida, a loira realizou um teste para atuar como modelo e, aos 16, já estampou uma capa da revista Carinho, pela primeira vez. Mesmo recendo alguns comentários pessimistas, a musa continuou trilhando o seu caminho e em pouco tempo já havia estampado mais de 50 veículos espalhados pelo país. Com o seu sucesso aumentando cada vez, a ex-contratada da Globo começou a trabalhar no exterior.

Nesta mesma época, em 1980, a modelo iniciou um namoro com o famoso jogador de futebol Pelé, que durou até 1986. Aos 20 anos, a eterna rainha dos baixinhos recebeu um convite do diretor Maurício Sherman para apresentar o programa infantil “Clube da Criança”, na extinta TV Manchete. Apesar de viver uma loucura, pois trabalhava fora do Brasil, a famosa resolveu aceitar o desafio e passou a se dividir entre Nova York, durante a semana, e o Brasil, nos finais de semana para gravar o programa.

Três anos depois, em 1986, Xuxa Meneghel foi contratada oficial pela TV Globo, para estrelar o tão conhecido “Xou da Xuxa”. A atração ocupava as manhãs de segunda a sábado e misturava brincadeiras, apresentações musicais, números circenses, desenhos animados e até educação. Neste período, mais de 200 crianças participavam das gravações e eram animadas por personagens como as Paquitas, pelo Palhaço Muriçoca, Dengue e a Praga, Armando Moraes.

O Xou da Xuxa tornou-se rapidamente um campeão de audiência, e a famosa passou a ser chamada de “rainha dos baixinhos”, em referência à maneira como se referia às crianças. No mesmo ano, diversos produtos com a marca da apresentadora foram lançados, como bonecas, roupas e acessórios. Também foi lançado um LP, que, no Natal de 1986, já havia recebido seu oitavo disco de platina.

Pouco tempo depois, a artista iniciou um namoro com o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna. Em 1992, o Xou da Xuxa chegou ao fim, após serem exibidos 2 mil episódios da atração. Apesar de seu programa ter sido extinto, Xuxa Meneghel começou a apresentar outras atrações dentro da emissora carioca que também teve muito destaque na mídia. Em 1998, enquanto comandava o Planeta Xuxa, os telespectadores e fãs da contratada da Globo foram à loucura com o nascimento de Sasha, filha da loira com o ator Luciano Szafir.

Em 2014, a rainha dos baixinhos deixou o canal para tentar trilhar um caminho diferente na Record. Atualmente a apresentadora comanda o Dancing Brasil e é casada com o ator da Globo Junno Andrade

A apresentadora da Record, Xuxa Meneghel, tem retorno para Globo descoberto (Foto: Reprodução)
A apresentadora da Record, Xuxa Meneghel (Foto: Reprodução)

TV Foco no Youtube

Podcast TV Foco

Sobre o autor

Sandra Cotrim

Sandra Cotrim, 21 anos, é formada em jornalismo, ama escrever e ler sobre o mundo dos famosos

ANÚNCIO

Conheça nosso Podcast

ANÚNCIO

site statistics