Alguns produtos como biscoito, orégano, molho e café podem conter barata e coco de rato
Alguns produtos que você tem em casa agora, como café, molhos de tomate, biscoito e orégano podem conter coco de rato e até barata e você precisa saber o porque disso e todos os detalhes para o seu bem estar.
A Anvisa é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento de sua comercialização, e quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta a todos os consumidores.
Porém, nem sempre é necessário emitir um alerta, isso porque a vigilância sanitária possui uma tolerância limite, tanto de pelos de rato, quanto de fragmentos de insetos, como baratas, moscas, formigas, dentre outros, que quando estão no limite, não faz mal para saúde.

Para se ter uma ideia, nos molhos de tomate é permitido ter um fragmento de pelo e dez fragmentos de insetos a cada 10g do produto. Já nos biscoitos, esse número é ainda maior, já que pode conter 1 fragmento de insetos a cada grama.
Em um saquinho de orégano de 10 gramas, é permitido até 20 fragmentos de insetos, já nos cafés moídos e torrados, o limite estabelecido pela Anvisa é de até 60 fragmentos de insetos a cada 25g.
Veja também

Fim da auto escola e até CNH para esses veículos: 2 grandes reviravoltas e milhões de motoristas em festa

R$ 34 bilhões: Nova lei anunciada pelo Banco Central atinge em cheio pagamento crucial do Banco do Brasil

Para comemorar soltando fogos: 2 GRANDES mudanças no Bolsa Família em 2024 com reajuste e novos valores
Ingrid Schmidt-Hebbel, especialista em legislação, concedeu uma entrevista ao portal ‘Uol’, e falou sobre a presença dos fragmentos desses animais em produtos muito consumidos pelos brasileiros.
“Isso se deve ao fato dos insetos e outros animais habitarem as lavouras e serem ‘carregados’ no momento da colheita”, disse ela. Em seguida, apesar de parecer nojento, ela afirmou que quanto estão dentro dos limites não causam problema algum.
“Os alimentos são submetidos a processos que elevam sua temperatura, o que ajuda a matar a maioria dos micro-organismos”, explicou Ingrid Schmidt-Hebbel.
Quando a Anvisa foi fundada?
A Anvisa, um dos principais órgãos responsáveis pela averiguação dos produtos, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.