Mundo

Ana Maria raspa a cabeça e passa por cirurgia; momentos cruéis que a loira já enfrentou na luta contra o câncer

Ana Maria Braga enfrenta câncer pela quarta vez. Confira pelo que a apresentadora já passou (Foto: montagem TV Foco)
Ana Maria Braga enfrenta câncer pela quarta vez. Confira pelo que a apresentadora já passou (Foto: montagem TV Foco)

Com câncer pela quarta vez, Ana Maria Braga já raspou a cabeça e passou por cirurgias para afastar a doença

Ana Maria Braga anunciou que está lutando contra um câncer de pulmão. Já é a quarta vez em 30 anos que a apresentadora sofre com a doença. Batalhadora, hoje vamos reunir alguns momentos em que Ana Maria mostrou sua gigantesca força lutando contra esse problema.

1991 – Câncer de Pele

O primeiro câncer da apresentadora não é muito comentado, uma vez que aconteceu em 1991, antes ainda do seu programa “Note e Anote”, da Record, que estreou em 1993. Anos depois, Ana Maria Braga deixou público seu primeiro câncer apenas em 2018, quando recebeu uma dermatologista no “Mais Você”.

“A gente passava coisas para ficar com aquele bronze. Misturava tudo que era marrom com urucum. Aquilo fritava. Essa falta de informação me levou a ter câncer de pele. Até hoje tenho problema de pele”, disse. “Eu tive a sorte de não ter uma metástase. As pessoas não acreditam que câncer de pele mata, mas o assunto é muito sério”, contou.

Justamente por ter acontecido antes de Ana Maria Braga ficar famosa, não há, até hoje, muitas informações sobre esse primeiro câncer da apresentadora. O que se sabe é que a loira conseguiu vencer essa primeira aparição da doença.

2001 – Colorretal

Ana Maria Braga raspa a cabeça na luta contra o câncer em 2001 (Foto: reprodução)
Ana Maria Braga raspa a cabeça na luta contra o câncer em 2001 (Foto: reprodução)

Aos 52 anos, Ana Maria Braga foi internada no Hospital Sírio Libanês para tratar um câncer no canal anal. O seu segundo tumor chegou no estágio 3, numa escala de 1 a 4. Já apresentando o programa “Mais Você”, ela passou por quimioterapia e radioterapia e ficou cerca de um mês afastada do programa para cuidar da saúde.

Dessa vez mais forte, a apresentadora voltou para a Globo de cabeça raspada e recebeu os médicos que a trataram em um café da manhã, junto com homenagens de artistas e familiares.

2015 – Câncer de Pulmão

Ana Maria Braga e Bill (Foto: reprodução)
Ana Maria Braga e Bill (Foto: reprodução)

14 anos após ter se recuperado, Ana Maria descobriu seu 3° câncer, dessa vez no pulmão. O tratamento dessa vez foi um pouco mais fácil e a apresentadora não precisou deixar seus fios para trás. Isso aconteceu porque a doença foi detectada logo no início.

Em depoimento no “Mais Você” após ser diagnosticada, a loira contou que tinha o hábito de fumar e que estava parando devido à aparição da doença: “Além de ser uma droga poderosa, pode matar pessoas. E parar é muito mais difícil, porque as pessoas são dependentes. Fumei durante muitos anos e parei esse ano e em uma circunstância terrível.”

Ana Maria Braga contou que só descobriu a doença por insistência de Bill, seu parceiro da época. “Ele dizia para eu parar de fumar e que eu precisava fazer alguns exames. Ele tanto insistiu que marquei uma consulta. Fiz uma tomografia e quando eu saí disseram que acharam uma coisa pequena, um início de um tumor cancerígeno. “A apresentadora foi curada cerca de um ano depois que recebeu a notícia.

2020 – Adenocarcinoma

Ana Maria Braga está com câncer no pulmão (Foto: Divulgação)
Ana Maria Braga está com câncer no pulmão (Foto: Divulgação)

5 anos após a primeira aparição de um câncer no pulmão, Ana Maria Braga contou no “Mais Você” na segunda-feira (27) que está lutando novamente contra a doença. Mais forte, desta vez, o tumor é inoperável: “Eu tive dois cânceres no pulmão no passado. Um foi operado e outro tratado com radiocirurgia. Infelizmente fui diagnosticada com mais um câncer de pulmão. É um adenocarcinoma. É mais agressivo e não é passível de cirurgia ou radioterapia”, desabafou.

Após anunciar a nova luta, a loira já recebeu homenagens dos globais e teve que deixar o programa. Seu primeiro dia fora foi sexta-feira (31) e, segundo Fabia de Oliveira do jornal O Dia, Ana Maria Braga esteve nos estúdios para comandar o programa, mas não conseguiu entrar, se sentiu mal e precisou ser substituída às pressas pela repórter Talitha Morete.

 

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Helena Leite

Estudante de jornalismo que ama cultura, turismo e artes no geral