Quase no fim

Montadora, que produz os carros que você ama, vive verdadeiro pesadelo e tem péssima notícia

10/05/2023 às 20h01

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
Essa é uma montadora em linha de produção no Brasil (Reprodução - Internet)

Montadora amada por brasileiros tem vivido pesadelo recente e péssima notícia

Uma montadora amada pelos brasileiros tem tido dificuldades para conseguir sobreviver aos períodos complicados vividos por automóveis no país.

Vocês provavelmente conhecem ela mais pelas produções dos carros da Chery, mas, também produzem alguns veículos da Hyundai.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando da CAOA, a fábrica completa 16 anos este mês. Inaugurada em 2007, fruto de investimento inicial de R$ 1,2 bilhão, a planta de Anápolis, GO, tem capacidade instalada para montar até 150 mil veículos por ano

Apesar de ter se consolidado nos meios de produção como uma grande montadora, os números das fabricações dos veículos não são positivos.

Continua após o Veja Também

Veja também

No acumulado até dezembro de 2022, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), foram produzidos na planta goiana 414 mil veículos, média próxima de 26 mil unidades anuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para se ter noção a fábrica da montadora tem recorde histórico estabelecido em 2021, quando 46,7 mil deixaram as linhas de montagem.

Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador e criador da montadora faleceu em 2021, a empresa foi tomada por seu filho mas os respectivos acontecimentos fizeram com que as produções diminuíssem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste curto período, coincidência ou não, deixaram a empresa executivos experientes, como Márcio Alfonso, presidente da montadora, e Mauro Correia, CEO do grupo, que engloba ainda rede de revendas e as importadoras dos veículos Subaru e Hyundai.

New Tucson fabricado no Brasil pela CAOA Chery (Reprodução - Hyundai)
New Tucson fabricado no Brasil pela CAOA Chery (Reprodução – Hyundai)

QUAL O PESADELO DA CAOA?

Para se ter proporção do problema que vive na linha de produção da CAOA, as vendas acumuladas dos produtos fabricados em Anápolis despencaram no primeiro quadrimestre de 2023.

Assim como as vendas estão com problemas, a produção está em extrema baixa, por exemplo, o mini caminhão ‘HR’, produto pioneiro da planta goiana, teve apenas licenciadas somente 5  unidades nos quatro primeiros meses do ano e outras 121 do HD80.

O New Tucson que prometia revolução no modelo SUV famoso da Hyundai também teve baixa e não chegou a ser distribuído.

CAOA Chery Tiggo SX (Reprodução - CAOA)
CAOA Chery Tiggo SX (Reprodução – CAOA)

🚨 Carlos Alberto expõe afastamento de Silvio Santos + Davi vive novo inferno + Desfecho de Tralli na Globo    

CAOA
Chery
montadora
Bruno Zanchetta

Prazer, sou Bruno Zanchetta, formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. O Jornalismo é a minha vida e está presente nas 24 horas do meu dia.Faço matérias diversas sobre carros luxuosos, veículos impressionantes e até sobre coleções curiosas Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.