“Morde & Assopra” vai manter cena de tremor gravada no Japão

KEILA JIMENEZ COLUNISTA DA FOLHA Monte Fuji, Japão. Imagens de um sítio paleontológico em atividade e um acampamento com trabalhadores japoneses carregando fósseis de animais marinhos. De repente, a terra treme para valer. Todos correm assustados. O acampamento desaba. Uma…

20/03/2011 11:26

3 min

Continua depois da publicidade

KEILA JIMENEZ
COLUNISTA DA FOLHA

Continua depois da publicidade

Monte Fuji, Japão. Imagens de um sítio paleontológico em atividade e um acampamento com trabalhadores japoneses carregando fósseis de animais marinhos.

De repente, a terra treme para valer. Todos correm assustados. O acampamento desaba. Uma fenda imensa na terra se abre e começa a engolir tudo ao redor.

Continua depois da publicidade

Seria mais uma triste imagem do terrível terremoto que atingiu o Japão na semana passada, se não fosse a primeira cena de “Morde & Assopra”, a nova novela das 19 horas da Globo, que estreia amanhã.

Coincidência ou “premonição” –como o autor da novela, Walcyr Carrasco, anunciou–, a cena foi gravada há meses e irá ao ar do jeito que foi concebida, sem a preocupação de se é ou não de mau gosto para o momento atual.

Continua depois da publicidade

Como em várias novelas da Globo, “Morde & Assopra” teve gravações fora do país. Japão foi o destino eleito, já que terá forte influência na história.

Leia também

Mesmo em se tratando de um momento delicado e de apreensão em todo o mundo, a Globo não vai editar a eventual semelhança entre vida real e folhetim. Diz que novelas não têm compromisso com a realidade e que o terremoto ficcional irá ao ar de maneira bem respeitosa.

Continua depois da publicidade

“O Japão é um lugar onde terremotos são constantes, mas numa escala bem menor. Quando escrevi a cena, fiquei até preocupado se teria credibilidade por se tratar de um grande terremoto”, conta Walcyr Carrasco, que fez a festa com a “coincidência” na internet. “De repente, a realidade me venceu”, disse o autor.

Há dez anos, a Globo passou por situação semelhante, em escala menor.

Continua depois da publicidade

“O Clone”, de Glória Perez, apostou na cultura muçulmana no momento em que o mundo inteiro tentava entendê-la. A trama estreou três semanas após o ataque às Torres Gêmeas, no EUA.

Além de no Monte Fuji, a Globo gravou por 15 dias em plantações de arroz, templos e restaurantes no Japão.

Entre esses cenários e Marília, interior de São Paulo, desfila “Morde & Assopra”, que tem como par romântico principal a paleontóloga Júlia (Adriana Esteves) e o fazendeiro Abner (Marcos Pasquim). Em clima de gata e rato, ela procura fósseis de dinossauros nas terras dele.

A trama traz também um núcleo nipônico e um cientista vivido por Mateus Solano. Ao ficar viúvo, ele resolve criar uma androide semelhante à sua esposa.

O humor fica por conta dos clientes de um spa no folhetim, que pode marcar a passagem de Walcyr Carrasco para o seleto time de autores da faixa das 21 horas da rede.

Se audiência e coincidências andarem juntas, a promoção está garantida.

NA TV
Morde & Assopra
Estreia da novela
QUANDO Segunda, às 19h30, na Globo
CLASSIFICAÇÃO 10 anos

Quer receber avisos de notícias no seu dispositivo? Ative as notificações do TV Foco.

Continua depois da publicidade

A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos. Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: redacao@otvfoco.com.br