IMPORTANTE

Mudança OBRIGATÓRIA: Nova lei de trânsito acaba de ser anunciada atingindo placas de todos os carros do Brasil

19/06/2024 às 9h45

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
Rodovia / Placas de carros - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre a mudança que é anunciada e acaba atingindo as placas dos carros do Brasil

É fato dizer que, a cada ano, novas reformulações acontecem e com elas, as boas e más notícias também. Mas, hoje, reuniremos um conglomerado de informações que envolverá algumas mudanças para aqueles que possuem carros ou motos.

Bom, como todos sabem, nós precisamos estar sempre atentos e aptos as transformações, pois são elas que vivem em constantes ciclos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pois bem, você lembra de quando o seu carro possuía aquela placa cinza, que identificava a região do veículo? Sim, elas irão voltar! O modelo de placa que especificava a cidade e o estado de origem do carro teve ‘fim’ em 2018, após a ‘Mercosul’ entrar em cena.

Com a chegada da nova identificação dos veículos (placas), a placa cinza não passou a ser extinta, mas precisou ser trocada obrigatoriamente em caso de transferência de nome ou de estado.

Continua após o Veja Também

Veja também

A ideia da modificação aconteceu com intuito de reduzir o número de falsificações, além de querer padronizar com os países que integram o Mercosul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente está em vigor as placas Mercosul - Foto Internet
Atualmente está em vigor as placas Mercosul – Foto Internet

De acordo com o portal ‘exame’, a Placa de Identificação Veicular (PIV), mais conhecida como Placa Mercosul, pode haver modificações na emissão em menos de 5 anos de início.

O projeto de Lei que impõe a inclusão do município e estado de registro dos veículos nas placas veiculares está em processo de análise no Senado.Ainda segundo a fonte, a proposta foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em 16 de março e agora será avaliada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente está em vigor as placas Mercosul - Foto Internet
Atualmente está em vigor as placas Mercosul – Foto Internet

As placas dos carros vão ser alteradas?

A ideia sugerida pelo senador Esperidião Amin, é um projeto de lei (Lei 3.214/2023 é) que visa modificações no Código Brasileiro de Trânsito para modificar o design das placas de veículos.

A intenção é tornar mais fácil para as autoridades de trânsito e segurança pública a identificar o local de registro do transporte, ajudando na identificação de motoristas que cometem infrações e na prevenção de crimes ligados ao veículo.

“As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa”, afirma Amin.

🚨 Carlos Alberto expõe afastamento de Silvio Santos + Davi vive novo inferno + Desfecho de Tralli na Globo    

Placas de carros
Bianca Rayla

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.