Mudanças no INSS para 2023: Novas regras EM VIGOR caem como bomba para quem quer se aposentar

Novas regras do INSS pegaram os beneficiários de surpresa com as mudanças
Desde janeiro de 2023, algumas novas regras do INSS entraram em vigor e as mudanças pegaram os beneficiários totalmente de surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que tudo está girando em torno da reforma da previdência que o Governo Jair Bolsonaro determinou em 2019.
Essa reforma da previdência estabeleceu uma idade mínima para aposentadoria do INSS e também uma regra de transição para quem estava perto de se aposentar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na regra que estabelece uma idade mínima progressiva, por exemplo, em 2022, a mulher conseguia se aposentar com 57 anos e seis meses e os homens com 62 anos e seis meses.
Nesse ano de 2023 essa regra mudou! Agora, a idade mínima sobe para 58 anos para mulheres, e 63 anos, para os homens.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
A regra dos pontos do INSS somados também tiveram algumas mudanças. Nos anos anteriores, para se aposentar por esse tipo de transição era preciso que a soma da idade com o tempo de contribuição fosse de 89 pontos, para mulheres, e 99 pontos, para homens. Neste ano, a soma deverá ser de 90 e 100, respectivamente.
Já na transição da aposentadoria por idade, que trazia mudanças apenas para mulheres, passa a valer a idade permanente de 62 anos. No ano passado, elas conseguiam se aposentar aos 61 anos e seis meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE É APOSENTADORIA POR IDADE PROGRESSIVA?
Abaixo vamos deixar detalhado o que mudou a partir da aposentadoria por idade progressiva. Para se aposentar esse ano, é preciso ter:
- Mulheres: 58 anos de idade e 30 anos de contribuição
- Homens: 63 anos de idade e 35 anos de contribuição
Nessa nova regra, agora a idade mínima subirá de 6 meses a cada ano, chegando a 62 anos para mulheres, em 2031, e 65 anos para homens, em 2027.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já na regra de pontuação, atualmente você se aposenta com:
- 90 pontos para mulheres, sendo necessário ter, ao menos, 30 anos de contribuição
- 100 pontos para homens, sendo necessário ter, ao menos, 35 anos de contribuição
Essa pontuação sobe um ponto a cada ano até chegar a 100 pontos para mulheres, em 2033, e 105 pontos para homens, até 2028.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br