‘Mulheres Ricas’: era para divertir, mas foi constrangedor

O não povo na TV: Show de bola: Val Marchiori, Narcisa Tamborindeguy, Lydia Sayeg, Brunete Fraccaroli e Debora Rodrigues. Adriana de Moura (e de maiô) integrou o elenco do programa de Miami (Lailson Santos/Danielle Buljan) Se há uma lição a…

03/01/2012 12:37

3 min

Continua depois da publicidade
O não povo na TV: Show de bola: Val Marchiori, Narcisa Tamborindeguy, Lydia Sayeg, Brunete Fraccaroli e Debora Rodrigues. Adriana de Moura (e de maiô) integrou o elenco do programa de Miami (Lailson Santos/Danielle Buljan)

Se há uma lição a ser tirada de Mulheres Ricas, reality show exibido pela Band na noite desta segunda-feira, é a de se tomar cuidado com os excessos. Eles são meio caminho andado para o constrangimento. E foi exatamente o que se viu durante o programa: as cinco mulheres que dão título ao reality, gastando dinheiro a torto e a direito, exibiram um misto de ostentação e cafonice poucas vezes visto na TV brasileira.

Continua depois da publicidade

Val Marchiori, Brunete Faccaroli, Lydia Sayeg, Narcisa Tamborindeguy e Debora Rodrigues se mostraram por uma hora falando platitudes, comprando roupas, sapatos, sendo paparicadas por assistentes e vendedores, tomando champanhe e espancando a língua portuguesa – com um talento que, revertido em força bruta, serviria para capinar latifúndios inteiros. E este foi apenas o primeiro de uma série de 10 episódios.

Inspirada no programa de TV americano The Real Housewives, que já teve uma brasileira (Adriana de Moura) entre suas participantes, Mulheres Ricas poderia ter sido divertido, mas na maior parte do tempo foi constrangedor.

Continua depois da publicidade

Muito pela escolha do elenco, caricato em demasia e com pendor para o deslumbre. Vide Brunete, uma distinta senhora com seus alegados 40 e poucos anos e colecionadora de bonecas Barbie – ela, inclusive, tem uma boneca criada em sua homenagem. Ou Val Marchiori, ex-vendedora de cosméticos, incapaz de falar em plural, desprovida de espontaneidade e que a certa altura tentou enfiar marido abaixo, com voz de gatinha manhosa ao telefone, um avião de 30 milhões de reais como quem compra uma bala na esquina.

Direção, roteiro e edição pouco ágeis tornaram o programa maçante em alguns momentos. Nada próximo, por exemplo, do mordaz Um Por Cento, documentário dirigido por Jamie Johnson, herdeiro da Johnson & Johnson, sobre o mundo dos ultra-ricos americanos. Aqueles também são menos assustados com a própria riqueza.

Continua depois da publicidade

Leia também

Restou a disposição das participantes em fazer qualquer coisa para aparecer. Nisso se perdeu a naturalidade e muito da graça. Tudo soou falso e exagerado, sem a discrição que geralmente acompanha as grandes fortunas – também por questão de segurança. Das cinco, Débora se mostrou a mais discreta. Lydia a mais fogosa. E Narcisa, pelo que se esperava e dado o histórico, a mais sensata.

“Ser rico é uma delícia”, “se rico não gastar, o dinheiro não circula”, “ele é meus dois braços direitos” (um polvo, praticamente) e “minha família é muito rafinada (sic)”, foram algumas pérolas soltas pelo elenco. Em torno delas, um séquito de assistentes disponíveis para realizar seus desejos mais extravagantes e se expor tanto quanto suas patroas e clientes.

Continua depois da publicidade

Do lado de cá da TV, um público que deve ter chegado ao fim do programa pensando o mesmo que a octogenária Alice de Souza Saldanha, mãe de Narcisa, diante da inabalável expansividade da filha: contenham-se, por favor.

No Ibope, o programa até que não fez feio. Marcou 5 pontos de audiência, com picos de 7. Pouco depois do início da atração, seis dos dez temas mais comentados no Twitter diziam respeito às participantes. Inclusive com epítetos pouco nobres, como a hashtag Valdirene do Frango, em referência ao ex-marido de Val Marchiori, um conhecido empresário do setor alimentício, mantenedor dos seus luxos.

Continua depois da publicidade

Quer receber avisos de notícias no seu dispositivo? Ative as notificações do TV Foco.

Continua depois da publicidade

A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos. Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: redacao@otvfoco.com.br