Decreto do Contran e multas em dobro em SP e no RJ: Nova lei da CNH atinge 1,5 milhões de motoristas em 2024

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Nova lei da CNH atinge 1,5 milhões com multa em dobro (Foto: Reprodução/ Internet)

Confira tudo sobre a nova lei da CNH que chega atingindo mais de 1,5 milhões de motoristas agora em 2024

O ano de 2024 chegou com tudo para os brasileiros, repleto de boas notícias e novidades. Inclusive, hoje iremos falar sobre um decreto dado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) cravando multas em dobro em SP e no RJ. Vale dizer que essa nova lei da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), atinge mais de 1,5 milhão de motoristas em 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o ‘UOL’, até pouco tempo atrás, não existia penalidade aos motoristas profissionais, como os de aplicativo, que não tinham a observação de inscrição EAR (Exerce Atividade Remunerada). No entanto, o Contran mudou isso, e aprovou o novo Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito.

As informações dão conta de que dentre as novidades do manual está o enquadramento do condutor profissional flagrado sem EAR, que passa a ser penalizado por infração de natureza gravíssima. Segundo o Inciso VIII do Artigo 231 do CTB, a penalidade é de multa de R$ 293,47, além de 7 pontos na carteira e remoção do veículo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As multas chegam a ser até 10 vezes mais cara que a padrão (Reprodução: Internet)
Multa de trânsito (Reprodução: Internet)

Confira os motoristas que precisam manter a inscrição EAR

Vale dizer que, segundo as informações do portal ‘Agência de Notícias’, em 2022, o Brasil tinha cerca de 1,5 milhão de pessoas que trabalhavam por meio de plataformas digitais e aplicativos de serviços.

Bom, sobre a multa para quem usa o veículo exercendo atividade remunerada, e para compensá-la, a legislação também chega colaborando com os motoristas. A Lei 14.071/2020, modificou o CTB, com uma regra mais flexível em relação à pontuação máxima permitida, elevada de 20 para 40 pontos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lei crava que motoristas tenham o EAR registrado na CNH (Foto: Reprodução/ Internet)

Para os motoristas em geral, a pontuação máxima varia conforme as infrações de trânsito cometidas nos 12 meses anteriores:

Já a pontuação para condutores EAR é sempre de 40 pontos, não importando a gravidade nem a quantidade de multas cometidas anteriormente. Assim, podendo levar o dobro de multas e não sofrendo a perda do direito de dirigir. No entanto, é importante que o motorista não se descuide no trânsito e sempre obedeça às normas, se cuidado para não levar nenhuma multa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Motorista de aplicativo (Reprodução: Uber/Divulgação)

QUANDO A UBER CHEGOU NO BRASIL?

Como havíamos mencionado, a Uber tornou-se uma das principais empresas do país. Mas, poucos sabem sua história. A Uber iniciou a sua trajetória no mercado em março de 2009, em São Francisco, na Califórnia, por Garrett Camp e Travis Kalanick. Nos Estados Unidos, a plataforma cresceu, mas chegou no Brasil apenas no ano de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile