CONFIRA!

Nada de 44h semanais: Lei trabalhista em vigor em 2025 libera carga de apenas 4h por dia à lista de CPFs

23/03/2025 às 8h45

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Lei trabalhista libera carga de apenas 4h por dia (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não precisa trabalhar 44 horas por semana e muito menos 8 horas por dia. Essa lei garante uma carga horária de apenas 4 horas diárias. Veja os detalhes

Quando o assunto é trabalho, todo mundo está acostumado com a carga de 44 horas por semana, o que está dentro das regras definidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Isso porque, a duração normal de um expediente, para a maioria dos trabalhadores, é de 8 horas diárias. De acordo com a CLT, essa carga horária não deve ser ultrapassada, apenas em casos especiais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, nesta matéria falaremos sobre uma lei trabalhista em vigor que crava uma carga horária de apenas 4 horas por dia a uma lista de CPFs. Assim, alterando o que está exposto na CLT.

LEI TRABALHISTA – FOTO: INTERNET

Lei trabalhista garante carga horária de 4h diárias

Conforme apurado pelo TV FOCO, a lei nº 11.788/ 2008, dispõe sobre o estágio de estudantes no Brasil e altera a redação do art. 428 da CLT, tratando justamente sobre a carga horária de trabalho.

De acordo com a lei, o estágio se trata de um ato educativo supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, visando à preparação dos alunos para o mercado. Dessa forma, as regras são diferentes.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com diversas atividades para conciliar, já pensou se o estagiário tivesse que cumprir a mesma carga horária do trabalhador normal? Seria impossível. Assim, por isso tem um período menor que o normal.

Apesar de possuir respaldos trabalhistas, o estágio tem uma carga horária menor que as 8 horas padrão do CLT. Variando entre 4 horas por dia e 6 horas por dia, com diferentes tempos semanais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CLT, Lei do Estágio
Jovens estagiários (Foto: Divulgação)

A jornada de trabalho do estagiário pode ser dividida dessas 3 formas:

  • 4 horas diárias – 20 horas semanais;
  • 6 horas diárias – 30  horas semanais;
  • 40 horas semanais

Além disso, vale destacar que, o estagiário pode ter pausas, desde que contabilizada fora do horário estabelecido como carga horária fixa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerações finais

  • A lei nº 11.788/2008 estabelece regras específicas para o estágio, garantindo uma carga horária reduzida em comparação ao expediente tradicional previsto na CLT.
  • Isso se deve ao caráter educativo do estágio, que busca equilibrar o aprendizado prático com a formação acadêmica.
  • Portanto, a jornada do estagiário pode variar entre 4 e 6 horas diárias, com um limite semanal que não ultrapassa 40 horas.
  • Essa flexibilização é essencial para garantir que os estudantes possam conciliar trabalho e estudos sem comprometer seu desempenho em nenhuma das áreas.

O que é a Consolidação das Leis do Trabalho?

Em suma, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é o documento que regulamenta o trabalho formal no país e define regras sobre como devem funcionar as relações de trabalho.

Ademais, o contrato trabalhador efetivo CLT prevê direitos como salário, jornada de trabalho, férias, repouso semanal remunerado, 13º salário, entre outros.

Além disso, o contrato CLT também prevê certas obrigações para o empregador, como o pagamento do salário em dia, o respeito às leis trabalhistas e outras normas vigentes.

Por fim, veja esta matéria: 20 dias de descanso e valor extra no salário: Lei trabalhista confirma 2 presentões a CLTs em 2025

carga horária reduzida
CLT
estagiário
estágio
lei trabalhista

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.