IMPERDÍVEL!

Nada de só 30 dias das férias: Lei trabalhista em vigor garante 2 dias de folga EXTRA à CLTs que fizerem isso

25/01/2025 às 14h30

Por: Ionara Santna
Imagem PreCarregada
Lei trabalhista garante folga extra aos CLTs que fizerem isso (Foto: Internet)

Quer estender suas férias em até 2 dias? Lei trabalhista garante folga extra e o passo a passo é simples e rápido

Muitos trabalhadores brasileiros sonham em ter mais dias de descanso além dos tradicionais 30 dias de férias, e uma lei trabalhista pode ser a resposta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal, quem não gostaria de um tempo extra para relaxar e aproveitar? O que poucos sabem, no entanto, é que essa lei pode proporcionar dois dias adicionais de folga.

E o melhor: o processo para garantir esse benefício é simples e acessível. Se você deseja saber mais sobre essa possibilidade, confira todos os detalhes a seguir.

Ilustração férias, trabalhadora CLT e escritório (Fotos: Canva)
Ilustração férias, trabalhadora CLT e escritório (Fotos: Canva)

As informações foram apuradas pelo time de especialistas do TV Foco, conforme comunicado no jusbrasil e no Tribunal Superior Eleitoral, o tse.

Como funcionam os dias extras de folga?

De acordo com a legislação eleitoral vigente, trabalhadores que atuam como presidentes de mesa ou desempenham outras funções durante as eleições têm direito a até dois dias de folga.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa compensação pode ser concedida de forma consecutiva ou não, dependendo do acordo entre empregador e empregado.

O objetivo dessa medida é incentivar a participação da sociedade no processo democrático sem prejudicar a jornada de trabalho dos envolvidos.

Quem pode solicitar a folga?

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Mesário voluntário garantem vantagens (Reprodução/TRE-SP)

O benefício está disponível para trabalhadores que:

  • Atuem como mesários durante as eleições;
  • Sejam convocados pela Justiça Eleitoral;
  • Comprovem o serviço prestado por meio de documentação oficial.

Tanto voluntários quanto aqueles que recebem uma solicitação formal do governo podem usufruir dessa vantagem, desde que apresentem a documentação correta ao empregador.

Como garantir a folga extra?

Para que os dias de descanso sejam concedidos, o trabalhador deve apresentar à empresa um documento oficial emitido pela Justiça Eleitoral que comprove a participação na função.

O empregador, por sua vez, deve respeitar essa previsão legal e conceder os dias de folga dentro do período estabelecido, sem prejuízo salarial ao funcionário.

Vale a pena participar?

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Urna das eleições (Reprodução/TRE-SP)

Além de contribuir com o funcionamento da democracia, quem se voluntaria para trabalhar nas eleições pode aproveitar essa vantagem trabalhista e conquistar mais tempo de descanso sem impactar as férias regulares.

Se você busca uma oportunidade de garantir folgas adicionais de maneira legal, essa pode ser uma excelente alternativa.

Se você tem interesse, fique atento aos prazos de alistamento eleitoral e às convocações para não perder essa chance!

Quais os benefícios de ser mesário?

Ser mesário traz diversos benefícios. Primeiramente, há a isenção em taxas de concursos públicos federais.

Além disso, o serviço garante folgas no trabalho, equivalentes ao dobro dos dias trabalhados. Outra vantagem é o pagamento de auxílio-alimentação no dia da eleição.

Para estudantes, algumas universidades oferecem horas complementares. Por fim, a experiência como mesário agrega ao currículo, demonstrando responsabilidade e compromisso cívico.

Conclusão

A possibilidade da folga extra pode ser um grande benefício para trabalhadores que desejam mais descanso sem comprometer suas férias regulares.

Assim, além de contribuir para a realização de eleições justas e organizadas, essa participação ativa na democracia ainda traz uma vantagem direta para a rotina profissional.

Se você nunca considerou atuar como mesário, essa pode ser a oportunidade ideal para garantir um benefício duplo: exercer a cidadania e conquistar um tempo extra de descanso.

Assim, basta ficar atento às convocações da Justiça Eleitoral e seguir os procedimentos necessários para garantir seus direitos.

Portanto, se o desejo é ter mais tempo livre sem abrir mão do salário, essa é uma opção que vale a pena considerar.

Agora que você já sabe como funciona, que tal começar a se preparar para a próxima eleição e garantir seus dias de descanso extras?

Além disso, confira: “Lei trabalhista pode cortar 3 benefícios dos CLT’s”

benefícios mesário
CLTs
Férias
Folha extra
lei trabalhista
mesário Eleições

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.