E agora? Não entregou o Imposto de renda e perdeu o prazo: Você deve fazer isso agora mesmo

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

05/06/2023 8h37

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Saiba o que fazer caso tenha esquecido de declarar seu Imposto de Renda, neste ano de 2023 (Foto Reprodução/Internet)

Contribuintes que esqueceram do Imposto de Renda ainda podem correr para não ter o CPF suspenso

Uma das preocupações que existe em comum entre todos os brasileiros é o Imposto de Renda, popularmente conhecido como o tão temido “Leão”, da Receita Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive a declaração do Imposto de renda deste ano de 2023 deveria ter sido entregue na última quarta feira (31). “Mas eu perdi o prazo, e agora?”, se você faz parte do grupo dos “esquecidos”, saiba que existe solução!

O Imposto de Renda, mais conhecido como o "Leão" da Receita Federal, é uma das maiores preocupações entre os brasileiros (Foto Reprodução/Montagem/Internet)

O Imposto de Renda, mais conhecido como o “Leão” da Receita Federal, é uma das maiores preocupações entre os brasileiros (Foto Reprodução/Montagem/Internet)

Corre!

A Receita Federal abriu um novo prazo para o envio do documento em atraso, ainda assim os contribuintes nesta situação terão que pagar uma multa, mas você deve correr para não perder novamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal de contas, quem não enviou a declaração está em dívida com o fisco e essa situação só piora se a pessoa não entregar o documento.

Se você não quer ter problemas com a Receita Federal, a recomendação é que você regularize sua situação o mais rápido que conseguir, até para que a multa por atraso seja mais amena igualmente.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Muitos se esqueceram de fazer a declaração mais ainda dá pra correr e resolver (Foto Reprodução/Internet)

Muitos se esqueceram de fazer a declaração mais ainda dá pra correr e resolver (Foto Reprodução/Internet)

Segundo o portal Pronatec, essa regularização está disponível desde quinta feira (01) e a forma de  preenchimento e entrega são as mesmas da declaração enviada dentro do prazo.

A diferença é que vai aparecer um aviso informando sobre a guia de recolhimento da multa e o prazo de pagamento. Dessa forma, é possível fazer o envio pelo Programa Gerador da Declaração, baixado no computador, pelo e-CAC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De quanto é a multa e o que acontece se eu não pagar?

Para quem tem a obrigatoriedade de declarar o imposto e esqueceu de enviar o documento, a multa sai a partir de R$165,74. Fora isso, ainda  é aplicado 1% sobre o valor do imposto devido na declaração, com o limite de 20%, por cada mês atrasado.

A multa é paga junto com o Darf, o prazo para pagamento é de até 30 dias, se o pagamento atrasar é aplicado juro de mora com base na taxa Selic.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O valor da multa também pode ser descontado da restituição, caso o contribuinte tenha direito, com o acréscimo de juros. Se atrasar o pagamento deve-se consultar a guia em dívidas e pendências fiscais/ situação fiscal, no e-CAC.

Caso essa multa não seja devidamente paga, dentro do prazo de 30 dias,  ela pode ser vista como uma dívida de pendência fiscal, o valor pode ser inscrito na Dívida Ativa e a pessoa fica em débito com o Governo Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em casos mais graves o não pagamento pode ser considerado sonegação fiscal, que é um crime tributário. Sendo assim, o CPF do contribuinte corre o risco de ser cancelado, o nome fica sujo, a pessoa não consegue emitir ou renovar o passaporte e a carteira de trabalho.

A matrícula em instituições de ensino é impedida, assim como a inscrição em concursos públicos e o score de crédito diminui, o que dificulta a obtenção de crédito.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lennita Lee é jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.