CONFIRA

“Não pode ser”: Tebet faz comunicado com decreto do Banco Central atingindo quem tem conta poupança na Caixa

03/05/2024 às 22h07

Por: Redação TV Foco
Imagem PreCarregada
Caixa / Simone Tebet / Banco Central - Montagem TVFOCO

Os clientes da Caixa precisam saber sobre nova decisão de Tebet em decreto ao Banco Central

O Banco Central é o órgão máximo no controle das decisões econômicas do nosso país e é através dele que os brasileiros podem ser beneficiados ou não, conforme as estratégias advindas dele.

Dito isso, a Ministra Simone Tebet fez um anúncio com decreto do Banco Central que caiu como bomba na poupança Caixa, por isso nós do TV Foco trouxemos em primeira mão esta notícia para que vocês ficarão por dentro de todos os detalhes agora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As informações do portal CNN dão conta de que, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), afirmou que o Banco Central (BC) não deve considerar 9% como índice mínimo para a Selic neste ano.

Ou seja, para melhor entender sobre o assunto, o decreto do Banco Central, que se trata da Selic, acaba atingindo todos os bancos do Brasil, inclusive a Caixa, que conta com a poupança mais popular, que é o responsável por diversos benefícios aos brasileiros.

Continua após o Veja Também

Veja também

No último dia 20 de março, a saber, o Comitê de Política Monetária (Copom) indicou que é esperada mais uma redução de 0,5 ponto percentual da Selic em maio, o que reduzirá a taxa básica de juros para 10,25% ao ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não pode ser o piso. O que mudou? Só pode ser o piso se, a partir do segundo semestre, dermos [a equipe econômica] outros sinais que nós não estamos dando. O BC não está analisando só os preços de alimentos e a inflação. O BC está de olho também na política fiscal do governo”, destacou a ministra, deixando claro que o Governo Lula vem dando sinais de melhoras na economia e que é possível reduzir a taxa Selic.

Prédio do Banco Central e sinal de alerta – montagem: TV Foco
Prédio do Banco Central – montagem: TV Foco
Prédio do Banco Central – montagem: TV Foco

Bom, em síntese, pelas regras atuais, determinadas no Banco Central, quando a taxa Selic é maior que 8,5% ao ano, a poupança tem uma rentabilidade de 0,5% ao mês e de 6,17% ao ano somada à Taxa Referencial (TR).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 A regra do Banco Central funciona da seguinte forma:

  • Quando a taxa Selic for maior que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês, somada à Taxa Referencial (TR);
  • Quando a taxa Selic for menor que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 70% da taxa Selic, somada à Taxa Referencial (TR). 

Ou seja, a notícia com o decreto do Banco Central, acaba atingindo todos os bancos do Brasil e os clientes que tem conta nesses bancos.

Qual é a taxa Selic atualmente?

Assim, de acordo com o Banco Central, a taxa está hoje em 11,25% ao ano e a maioria dos economistas ligados a bancos já esperam que ela seja reduzida para 10,75%.

🚨 Desespero na Record com chegada de global + Fantástico destruído + Climão entre Bia e Eliana     

Banco Central
Redação TV Foco

A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos.Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.